O que é a Euribor?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

O que é a EuriborEuribor é a junção das palavras European Interbak Offered Rate. Todos os dias ouvimos falar da Euribor, mas efectivamente o que é a Euribor? De seguida vamos tentar explicar a utilidade deste indicador, além da respectiva importância para a economia bancaria.

 

O que é a Euribor?

A Euribor é a taxa pela qual as entidades financeiras emprestam dinheiro entre si no mercado interbancário dos países onde circula o euro, sendo baseada numa média das taxas de juro. É apurada e publicada todos os dias, às 11h00 (CET).

O valor da Euribor varia diariamente, sendo actualizada constantemente conforme as operações de empréstimos monetários realizados entre os mais importantes bancos a actuar no espaço europeu. O único banco português integrante deste painel de bancos que formam a Euribor é a Caixa Geral de Depósitos.

 

Como é calculada a Euribor?

O seu valor é calculado calculando uma média dos juros dos principais bancos europeus para os depósitos interbancários. O valor deste índice é diferente todos os dias, com excepção da Euribor a 6 ou a 12 meses, usadas para calcular o valor das prestações do crédito à habitação.

Podemos ver a utilidade da Euribor pelo facto desta ser um valor de referência. Em todos os países do euro a Euribor é usada para os empréstimos das entidades bancárias, tendo um carácter global em todo o continente europeu.

 

euribor

Evolução da Euribor

O que podemos ver acima é a evolução da Euribor e um ano deste 1999, quando entrou em vigor este tipo de taxa de juro. Podemos verificar dois picos claros, em Agosto de 2000 quando alcançou 5.248% e em Julho de 2008, quando alcançou 5.393%.

Com o seu nascimento a 1 de Janeiro de 1999, a Euribor englobou as principais taxas de referência a nível europeu, como a Pibor de Paris, a Fibor de Frankfurt ou no caso de Portugal a Lisbor.

 

Consequências das alterações da Euribor

É uma taxa usada como referência para vários produtos financeiros, entre os quais contas poupança e o crédito à habitação.

Neste tipo de crédito, a referência é a taxa a seis meses – a mais importante no mercado monetário europeu. Quanto mais alta for a taxa Euribor, mais elevados serão os preços das prestações do crédito à habitação.

A subida da Euribor acontece quando os bancos com liquidez são escassos, o que gera mais empréstimos entre estas instituições. Como o risco é maior, em virtude da falta de liquidez, os juros cobrados entre os bancos também são superiores.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...