motivação no trabalho

A motivação no trabalho

motivação no trabalhoA motivação no trabalho é um aspecto que nunca deve faltar entre os trabalhadores. Suponha uma mudança qualitativa na hora de levar a cabo um trabalho, mas também como forma de manter um ambiente agradável e pró-activo.

Um dos benefícios mais importantes da motivação no trabalho é o compromisso. Ter funcionários motivados irá traduzir-se facilmente em empregados comprometidos e com vontade de trabalhar. Naturalmente que a motivação é um grande tema e cada negócio tem as suas particularidades. Mas a verdade é que a realidade da motivação nas empresas nem sempre está no nível desejado.

 

O que é a motivação no trabalho?

A motivação empresarial significa a capacidade que uma empresa tem de manter implicados os respectivos funcionários para dar o máximo rendimento e consequentemente conseguir atingir os objectivos empresariais definidos pela organização.

Esta motivação no trabalho é fundamental para aumentar a produtividade empresarial e o trabalho de equipa nas diferentes actividades a realizar. Para além disso, cada uma das pessoas dentro da organização deve sentir-se realizada no seu posto de trabalho e identificar-se com os valores da empresa. Desta forma, os trabalhadores consideram-se parte importante da empresa e irão trabalhar no sentido de conseguir o melhor para elas e para a empresa.

 

Factores que influenciam a motivação no trabalho

Há muitas questões que podem influenciar a motivação dos trabalhadores numa empresa. Por essa razão é imprescindível que as organizações conheçam quais são estes aspectos para tentar melhorá-los na medida do possível:

  • Posto de trabalho: é fundamental oferecer um posto de trabalho cómodo e dar ao trabalhador a possibilidade de aumentar os seus conhecimentos e de se desenvolver profissionalmente dentro da empresa para o manter motivado de forma contínua.
  • Autonomia e participação: oferecer responsabilidades e permitir ao trabalhador a sua participação e a contribuição de ideias para a melhoria dos diferentes aspectos da empresa, irá fazer com que ele se sinta importante no desenvolvimento das suas funções.
  • Ambiente de trabalho: criar um clima de trabalho com boas relações entre os diferentes componentes da organização aumenta a satisfação e a comodidade dos funcionários nos seus postos de trabalho. Também ajuda a interiorizar os valores da empresa e a fazer com que os trabalhadores se identifiquem com eles.
  • Condições de trabalho: o salário dos trabalhadores, horários de trabalho flexíveis, prémios por objectivos e todas as condições incluídas no contrato de trabalho fazem com que o trabalhador esteja mais satisfeito com o seu posto de trabalho e, por conseguinte, na sua vida pessoal.
LER TAMBÉM  Cartões de crédito no mundo

De acordo com os diferentes factores existentes na empresa, podem ser trabalhados diferentes tipos de motivação no trabalho, os quais têm características perfeitamente definidas. Entre os diferentes tipos de motivação que encontramos no âmbito empresarial podemos distinguir:

 

Motivação no trabalho

A melhoria da motivação no trabalho é uma área a desenvolver nas organizações empresariais. As empresas têm-se dado conta cada vez mãos sobre a importância da influência que isso tem nos resultados finais. Por essa razão, agora existe uma maior preocupação em manter os funcionários motivados ao máximo para conseguir atingir objectivos ambiciosos e criar um ambiente de trabalho que propicie um trabalho mais cómodo e produtivo.

Por exemplo, um dos métodos mais utilizados para melhorar a motivação dos trabalhadores de uma empresa é o coaching. O coaching adaptado às empresas oferece um grande número de benefícios para os trabalhadores e para as empresas. Ajuda ao desenvolvimento pessoal de cada um dos trabalhadores, a liderança dos directores e a comunicação das equipas de trabalho. Por tudo isto, o coaching empresarial é uma das boas ferramentas para a gestão dos recursos humanos nas empresas.

1

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.