Micro Crédito

O Micro Crédito – Financiamento para Negócios

Micro CréditoCertamente já ouviu falar sobre o micro crédito , mas talvez necessite de mais alguma informação adicional e quem sabe se não é desta que cria o seu próprio negócio próprio com este incentivo que este produto se destina.
O Micro Crédito é uma linha de crédito destinada a pessoas que estão desempregadas ou em risco de estar e que tenham o conhecimento e aptidões para criar o seu próprio posto de trabalho mas que não têm condições monetárias para tal e nem têm o perfil necessário para usufruir de um crédito para o feito na banca tradicional.
A grande vantagem no micro crédito é alguém que não tem condições sozinho de ir a um banco ou financeira pedir um financiamento para criar o seu próprio negócio o possa fazer através do micro crédito. Mesmo estando desempregado como já referi acima pode utilizar esta linha de crédito sendo que terá que apresentar um fiador , mas atenção , um fiador que se responsabilize sobre 20% do valor necessário. Por exemplo imaginemos que você precisava de 5000 mil euros para montar o seu negócio, então neste caso iria precisar de um fiador que fosse responsável por 1000 euros que corresponde aos 20% sobre os  5000 euros.
Isto é importante porque nos dias de hoje poucas pessoas querem ser fiadores devido às responsabilidades que isso acarreta e ainda mais com a actual conjuntura económica tão incerta estas incertezas tornam-se ainda maiores, no entanto como o fiador não fica responsável pelo valor total do financiamento a hipótese de alguém aceitar será maior porque é uma responsabilidade menor.
Além do fiador terá que fazer um plano de negócios onde terá que planear todos os pormenores do seu negócio desde as instalações, o que vai vender, previsão de vendas, recursos humanos, equipamentos, gastos mensais, despesas de manutenção, fornecedores dos produtos ou serviços, planeamento futuro , lucros , enfim tudo o que seja relacionado com o seu negócio.
Este plano de negócio será para ser avaliado o montante total que irá necessitar e também para o investidor que neste caso é o banco através do micro crédito avalie o potencial do seu negócio.
O micro crédito é especialmente direccionado para o pequeno , médio negócio como por exemplo sapateiro, uma papelaria, um café etc.. algo que não estejamos a falar de dezenas de milhares de euros ou mais a nível de investimento, porque senão o financiamento nestes não servem para o micro crédito porque o limite máximo de financiamento é de 10 a 20 mil euros mediante instituição bancária.
Se tem uma ideia de negócio cujos valores sejam superiores deve pensar em recorrer a investidores de capital de risco que investem em negócios de maior volume.
Existe também a associação nacional de direito ao crédito onde apoiam neste processos e que do qual caso o valor pedido seja mais do que 7 mil euros o montante total ( 10 mil euros ) será dado em duas fases. A primeira durante  o primeiro ano no valor de sete mil euros e no segundo ano o remanescente.Com a ANDC pode também usufruir do micro crédito mesmo que tenha apoios públicos ou associar financiamento de origens diversas caso o seu negócio assim o exige.

Quem pode recorrer ao micro crédito ?

O Micro crédito é destinado para pessoas que não tenham condições de recorrer ao crédito pela banca tradicional mas não confundir isso com problemas bancários, porque o micro crédito não aceita pessoas que tenham incidentes bancários activos. Caso não tenha a certeza da sua situação perante os bancos ou financeiras porque existiu algum incumprimento bancário pontual no passado pode ir ao banco de Portugal pedir o seu mapa de responsabilidades e ficar a saber na própria hora.
Tem também que mostrar competências para o negócio, imaginemos que irá querer abrir um cabeleireiro, certamente terá que ter a experiência necessária para desenvolver essa actividade confortavelmente . Outro factor importante é o negócio apresentado ser viável economicamente por isso de termos salientado a importância de estudar bem a ideia desde o início ao fim de modo ao resultado final ser um projecto visível, bem apresentado e que os investidores possam facilmente ver as suas ideias clarificadas e claro que o lucro esteja presente nos cálculos finais.

O que devo fazer para recorrer ao Micro Crédito?

Na minha opinião deve antes de mais elaborar em algumas folhas o seu projecto para ter uma ideia do montante necessário para o seu negócio. A ideia é lembrar-se de custos que sejam precisos e que se vá lembrando assim como ideias novas que possa implementar no seu negócio. Após isto deverá contactar um banco que trabalhe com o micro crédito ou então solicitar o apoio da Associação Nacional do Direito ao Crédito que apoio a quem queria aderir ao micro crédito e tem inclusive alguns bancos com quem trabalham.

LER TAMBÉM  O Vício Português do Crédito ao Consumo
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.