Há sempre momentos de grande pressão na execução de um plano de negócios. Isto faz com que muitas pessoas se sintam completamente esmagadas com os afazeres diários, o prazo de entrega dos projectos, os temas financeiros, a gestão do pessoal, etc. Tudo isso pode dar origem a um bloqueio mental que mata a criatividade, especialmente, num contexto de incerteza como o que atravessamos.
O que fazer então para ultrapassar essa desagradável sensação de impotência?
Indice
Uma pequena pausa
Faça uma pausa. Vá até à rua e respire um pouco de ar puro. Faça uma tarefa que estava pendente. Leia o jornal. Ou então, tente simplesmente não pensar em nada e deixar a sua mente em branco.
As pausas breves são uma solução quase automática para mudar a perspectiva porque representam um descanso libertador.
Brainstorming – Chuva de ideias
Faça um brainstorming como uma solução para a situação que o está a bloquear. Este exercício vai ajudá-lo e ver que existem diferentes formas de actuar perante o mesmo caso. Tente ainda procurar um plano B e se for necessário peça ajuda para novas ideias.
Tente ainda alimentar a inspiração da sua equipa de trabalho através de um feedback construtivo. É muito importante manter um espírito proactivo na busca de soluções alternativas. A criatividade reside em muitos casos em algo tão básico como encontrar uma solução diferente do habitual.
Continuar a aprender
Apenas irá conseguir ser verdadeiramente criativo se continuar a actualizar os seus conhecimentos com novas leituras, cursos de formação, assistência em eventos corporativos e de networking. Caso contrário, irá sempre procurar segurança nas mesmas ideias de sempre e que actuam como uma espécie de salva-vidas mas que nada têm de novo.
Para além disso, pode fomentar o hábito de meditar poderá ser uma fórmula prática para educar a mente através de um estado de serenidade que optimiza o rendimento criativo. Há cada vez mais empreendedores a assistir a workshops de mindfulness para reduzir o stress e conectarem-se com o presente através de uma atitude consciente.