Os livros são um bem cultural que muitos leitores aproveitam e usufruem de forma habitual. As livrarias onde podemos comprar livros usados transformaram-se num ponto de referência para muitos compradores. Em primeiro lugar, porque nos permitem encontrar um livro que apesar de ser em segunda mão está em bom estado para continuar a ser apreciado.
Para além do mais, o custo de uma obra usada é bastante económico. Por esta razão, como cliente pode fazer compras de livros de forma mais frequente do que numa livraria tradicional, cujos preços são mais elevados.
Para além do factor poupança, ser consumidor deste tipo de comércio parte de uma filosofia de vida com uma clara consciência ecológica e ambiental que visa dar uma segunda vida aos livros.
Livrarias de livros usados
Para além disso, as lojas de livros usados são também um ponto de referência para quem pretender ganhar algum dinheiro extra com a venda de livros que já não lhe interessam e que estão a ocupar espaço em casa, o que lhe irá permitir organizar melhor a casa e o espaço disponível.
As lojas de livros usados não são bem um substituto do comércio tradicional. Ou seja, como leitor tem a possibilidade de decidir em que livros quer gastar mais dinheiro e comprá-los novos. E por outro lado, também pode escolher quando considera que não é tão importante este aspecto e prefere aproveitar para poupar dinheiro e comprar livros em segunda mão.
É costume em épocas festivas oferecer livros aos entes queridos. Mas os livros usados costumam ser mais para uso pessoal do que para oferta.
Acesso a livros descatalogados
Para além de tudo, as lojas de livros usados também são tesouros por descobrir onde podemos encontrar frequentemente títulos que já foram descatalogados.
As lojas de livros usados têm um encanto especial quando vamos comprar um livro e nos deixamos levar pela imaginação recreando a vida e o percurso do livro até chegar às nossas mãos.