As energias renováveis são cada vez mais consideradas um investimento seguro pelo futuro promissor que se advinha para esta área de negócio.
Portugal é atualmente reconhecido como o oitavo país em todo o Mundo com o mercado mais apelativo para investir em energias renováveis. Países como a Dinamarca, Suécia ou Holanda estão abaixo de Portugal nesta classificação.
Assim sendo, os países mais aconselháveis para o investimento de energias renováveis são, de acordo com essa mesma classificação, os Estados Unidos da América (1º), Espanha (2º), Índia (3º), Alemanha (4º), China (5º), Itália (6º) e França (7º).
As energias renováveis têm sido palco de investimentos de muitos milhões todos os anos por diversas entidades e investidores privados.
O Universo Empresarial acredita que a solução para reduzir as despesas na área de energia e para contribuir ativamente para uma boa política ambiental é a adoção de sistemas eólicos ou painéis solares, ambos são incluídos na orçamentação das empresas como investimentos a longo prazo.
A principal razão para a projeção da popularidade das energias renováveis é a ideia que a sociedade possui da necessidade de reduzir as emissões de CO2. Até mesmo as famílias já começam a procurar eleger formas de ajudar o ambiente e consequentemente poupar algum dinheiro.
Toda esta envolvência social deve-se ao receio do aquecimento global e em todos os Governos Mundiais coloca-se como objectivo a luta e o combate contra os elevados níveis de emissão de CO2 para a atmosfera.Existem ainda pessoas que infelizmente não vêem as energias renováveis como uma aposta essencial para o Mundo e creem que isto é apenas uma fase como tantas outras.
Agora, cada Governo/empresário/investidor deve tomar em consideração as circunstâncias e decidir investir ou não nas energias renováveis.