Está a pensar em criar o seu próprio emprego mas ainda não tem uma ideia de negócio? Procura ideias de negócio com pouco investimento inicial? Então está no sítio certo. Este é o primeiro artigo de uma serie onde vou falar sobre negócios com pouca necessidade de investimento ou que não precisam mesmo de qualquer investimento.
Com estas ideias de negócio pode começar a trabalhar já amanhã. Mas também é preciso saber que a falta de investimento inicial tem de ser compensado com esforço extra. Se está à procura de uma ideia mágica que lhe permita ganhar dinheiro sem trabalho, nem esforço, aqui fica o aviso: Essa ideia não existe.
São muito os fatores críticos de sucesso que devemos ter em conta, mas os fatores básicos são o trabalho duro e a perseverança para se conseguir lançar qualquer negócio.
Indice
5 Ideias de negócio com pouco investimento
Redação e produção de conteúdos para empresas
Gosta de escrever? Então esse é o primeiro requisito para esta ideia de negócio com pouco investimento. Como sabemos, há cada vez mais empresas a marcar a sua presença na Internet e que precisam de criar blogues e websites para se conectarem com os clientes ou com potenciais clientes. Para isso precisam de escrever conteúdos, normalmente em forma de artigos para os seus blogues e é aqui que está o negócio.
Pode começar este negócio inscrevendo-se em plataformas como por exemplo Freelancer, Upwork ou Workana. Todos os dias são aqui publicadas dezenas de ofertas de trabalho em projetos de produção de conteúdos. Pode candidatar-se a elas e fazer todos os trabalhos que conseguir para ir ganhando experiência e relevância no mercado.
Mas há mais. Se quer passar de escritor freelance para um negócio mais a sério, então pode criar a sua própria página na Internet a oferecer serviços de redação onde pode propor diretamente os seus serviços a empresas e começar a contratar produtores de conteúdo sempre que o volume de trabalho for maior.
O oferece a mais a sua empresa em relação às plataformas freelance? Um compromisso com a qualidade do trabalho e com os tempos de entrega.
Limpeza de grafitis
Se vive numa cidade já conhece o problema que representam os grafitis para o comércio, edifícios públicos ou mesmo vivendas pessoais. Neste caso a limpeza de grafitis é um negócio que nos permite começar a trabalhar sem grandes gastos. Podemos dar um passeio, encontrar edifícios afetados por este problema e entrar em contato com os proprietários para lhes oferecer os nossos serviços.
Se vemos que a resposta é positiva, temos então de comprar os produtos necessários para fazer a limpeza. Há que ter em conta que ao trabalhar com produtos químicos devemos ter algum cuidado e aprender a utilizar corretamente esses produtos. Para além disso, é preciso averiguar se a limpeza de grafitis precisa de ter algum tipo de licença camarária.
Se o volume de trabalho for elevado, o passo seguinte será constituir uma pequena empresa cada vez mais especializada e preparada para o negócio.
Compra e venda de artigos em segunda mão
Há cada vez mais aplicações direcionadas para a compra e venda de produtos entre particulares e há alguns produtos que pelas suas características têm boas margens de lucro quando se conhece bem o mercado.
Jogos de vídeo antigos, cromos, bicicletas ou até mesmo artigos de puericultura. Há muitos sectores em que quando se conhece bem o produto, pode-se comprar a bom preço e vender com margens de lucro interessantes.
Com o tempo e experiência ganhos pode vir a montar a sua loja de comércio eletrónico especializado neste tipo de artigos.
Consultoria
Se tiver experiência e conhecimento numa determinada área, como por exemplo compra e venda de imóveis, marketing ou recursos humanos, então pode oferecer estes conhecimentos em forma de consultoria e formação.
Quase todo o investimento e esforço de trabalho para este negócio destinam-se a melhorar a sua marca pessoal e a ganhar maior visibilidade no mercado para que os seus potenciais clientes possam encontrá-lo mais facilmente e criar confiança suficiente para ser contratado.
Deve evitar este tipo de negócio se não dominar a área e não for realmente um especialista de primeira, caso contrário não irá conseguir superar as expectativas dos seus clientes e estes não vão ficar satisfeitos.
Representante de vendas
Ser um representante de vendas para empresas como Bimby (Thermomix), Avon ou Mary Kay é uma opção que nos permite começar a ganhar dinheiro sem investimento. É verdade que nem todos têm um perfil adequado para vendas, pelo que este não é um trabalho para qualquer um.
É indispensável ter boas capacidades de comunicação e uma capacidade de persuasão acima da média. Em muitas destas empresas não é preciso ter “kits de início”, mas nas que é necessário o valor não costuma superar os 100€.
Se os seus clientes ficam satisfeitos e o produto que vende for bom, então poderá ampliar a sua rede de potenciais clientes de forma gradual mas segura através do “passa a palavra”.
Espero que tenha achado interessantes estas 5 ideias de negócio com pouco investimento. O objetivo é continuar a aumentar esta lista acrescentando a cada novo artigo mais 5 ideias de negócio que pode lançar já amanhã sem grandes complicações.