Pelos valores normalmente envolvidos, a compra de um carro deve obedecer à racionalidade e, sobretudo, a um olhar muito atento sobre o mercado automóvel até porque, como todos sabemos, o dinheiro não estica.
Para que consiga obter o melhor automóvel dentro do seu budget, eis o que deve ter em conta.
Indice
Guia para adquirir o melhor automóvel dentro do seu budget
1. Novo ou usado?
A primeira coisa a decidir durante o processo de compra de um carro é se pretendemos adquirir um automóvel novo ou usado.
Neste ponto, terá de pesar os prós e contras de cada um deles. Enquanto um carro novo poderá, em teoria, dar menos problemas mecânicos do que um usado, o preço deste último é mais baixo.
2. Defina o tipo de combustível
Quer opte por um carro novo ou por um usado, irá ter ao seu dispor vários tipos de motorização: gasolina, gasóleo, híbrido ou 100% elétrico.
Já os carros movidos a combustíveis fósseis (gasolina e gasóleo), novos ou usados, acabam por não terem qualquer tipo de apoio financeiro ou desconto no ISV e IUC, mas o preço final é mais barato e as peças são mais em conta, especialmente quando estamos a falar da bateria.
3. Comprar num stand ou a um particular?
Após a definição do tipo de carro que quer, é agora tempo de decidir onde o adquirir. Neste ponto, terá duas opções à sua escolha: comprar num stand ou a um particular.
Caso opte por comprar num stand, vai poder usufruir de garantia, de desburocratização do processo (o vendedor trata de toda a documentação legal relacionada com a transação e a mudança de título de propriedade) e até de um crédito automóvel, algo de que não poderá desfrutar se decidir adquirir um carro a um particular.
Contudo, ao comprar num particular, poderá ter maior margem para a negociação do preço e, caso conheça o vendedor, ter uma ideia mais correta do estado do veículo.
4. Verifique o estado do carro
Quer compre a um stand, quer compre a um particular, é imprescindível que leve sempre um mecânico conhecido consigo de modo a verificar o estado do automóvel.
Preste atenção redobrada a potenciais focos de ferrugem na carroçaria, verifique o estado da suspensão e dos pneus, verifique a quilometragem e teste luzes e travões.
No momento em que se prepara para fazer um test-drive (algo inegociável), veja se o motor pega à primeira e se mantém um “trabalhar” constante e sem ruídos estranhos. Durante o test-drive, verifique se a direção está alinhada e a embraiagem está a funcionar corretamente.
5. Verifique os dados do automóvel
Para evitar surpresas desagradáveis, verifique sempre os dados do automóvel, nomeadamente qual o nome que consta do registo de propriedade, o número do chassis e potenciais dívidas fiscais e multas por liquidar.
No sentido de tirar todas as suas dúvidas a este respeito, pode consultar o site do IMT e inserir a matrícula do carro que pretende adquirir. Posteriormente, irá receber um e-mail com todo o historial do automóvel em questão, incluindo registo de sinistros.
De modo a garantir que não existe qualquer hipoteca sobre o carro, consulte o DUA (Documento Único Automóvel) ou a Conservatória do Registo Automóvel.
6. Faça a conta ao valor total (incluindo impostos e seguros) e defina a forma de financiamento
Para além do preço do automóvel, vai ter que juntar à conta total os gastos com o IUC, o ISV e o obrigatório seguro automóvel.
Com a fatura na mão, é altura de definir a forma de financiamento para adquirir o carro. Se pretende pagar a pronto, esqueça este ponto, mas se, como a maioria dos portugueses, necessitar de um empréstimo para o carro, tome nota deste nome: crédito automóvel.
Apesar de o financiamento de automóveis poder ser realizado através de outras formas, o crédito automóvel é o preferido dos portugueses na hora de adquirir um carro, como aliás o confirmam os dados do Banco de Portugal relativos a 2023 e que nos dizem que, entre os 2 milhões de créditos ao consumo aprovados, 253 mil diziam respeito a novos contratos de crédito automóvel.
Entre as inúmeras vantagens do financiamento de veículos que o crédito automóvel nos oferece, destacam-se as taxas de juro vantajosas, o seguro automóvel com a cobertura que mais lhe convier e a rapidez do processo de contratação, especialmente se for realizado online.
Esse é o caso do crédito automóvel do Credibom que nos oferece montantes de financiamento entre 7500 euros e 75 mil euros, prazos de reembolso que vão dos 24 aos 120 meses, taxas de juro reduzidas (TAN desde 6,00% e TAEG desde 8,56%), seguro automóvel com a cobertura mais adequada às nossas necessidades e registo da viatura em nosso nome.
Em apenas três minutos, com um simples clique na página de crédito automóvel do Credibom, fazemos o cálculo da prestação mensal no simulador disponibilizado para o efeito e, caso, nos agrade, só teremos que clicar na barra “Fazer Pedido”, preencher o formulário online, anexar os documentos exigidos e submeter o pedido de crédito.
A resposta ao nosso pedido vai chegar em 24 horas e, caso este seja aprovado, a transferência do crédito será efetuada em 48 horas.
7. Compre o automóvel
Depois de alinhavados todos os pontos anteriores, é altura de comprar o automóvel escolhido e desfrutar da sua aquisição.