É como aquele maluco que não faz ideia da forma de lidar com dinheiro mas usa o crédito (dos cartões, o mais caro) e sente-se muito “esperto” porque “assim não fica descapitalizado”. Bem, já me desviei um pouco do sentido deste artigo e só a afirmação do “assim não fico descapitalizado” merece um artigo à parte.
Não existe dinheiro fácil. Assim e para além do seu trabalho normal, se quiser ver o seu dinheiro a crescer, tem de perder tempo, esforçar-se e até perder algum dinheiro.
- TEMPO: Sim, digo isso muitas vezes, mas é o ingrediente básico para fazer crescer qualquer coisa. Dediquem algum tempo a ler sobre assuntos relacionados com a temática do dinheiro.
- APRENDER. Saiba o que são fundos de investimento, fraudes, taxas de juro, até mesmo saber quanto gasta os famosos pode ser ilustrativo e permitir-nos aprender muito. Infelizmente o nosso tempo é muitas vezes curto e preferimos gastá-lo noutras coisas.
- ESFORÇO: aprender e experimentar requer acção, e toda a acção precisa de ser levada a cabo rompendo a inércia (ou seja, levantar-se do sofá e sair da zona de conforto). Isto costuma parecer mais fácil do que realmente é.
- GASTAR DINHEIRO: Note-se que não digo para gastar nenhuma fortuna. Bastam alguns euros (não sejam demasiado agarrados) para comprar um livro sobre finanças pessoais, um software de controlo do orçamento familiar que pode ser muito útil na gestão das contas lá de casa, ou uma subscrição mensal de uma revista sobre assuntos económicos. A verdade é que muita da informação que precisamos está mesmo aí e acessível à maioria das pessoas. É apenas uma questão de estarmos dispostos a isso…
É preciso estar disposto tanto a gastar tempo, como dinheiro, e ainda fazer algum esforço. Da minha experiência, este será um dos investimentos mais rentáveis que pode fazer, pois os ganhos superam em muito o investimento.