7 fontes de financiamento para o seu negócio

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

fontes de financiamentoHoje apresentamos algumas fontes de financiamento para iniciar ou fazer crescer o seu negócio. Escolha a que melhor se ajustar aos seus interesses e necessidades.

Para impulsar a criação de uma empresa ou a sua expansão, é fundamental escolher a fonte de financiamento mais conveniente para si e para o seu negócio para evitar que se torne num pesadelo a longo prazo. Uma boa escolha não tem só a ver com o capital e os juros. Também é preciso ter em conta a fase em que está a ideia ou o negócio.

É por isto que hoje damos a conhecer 7 opções de financiamento. Assim poderá mais facilmente escolher a mais adequada para o seu projecto ou tipo de negócio.

 

FFF

É conhecida por Friends, Family and Fools esta primeira fonte de financiamento. Será para muitos a primeira fonte de financiamento e é usada para a constituição da empresa quando um empreendedor começa o seu negócio graças à ajuda da família, amigos e outras pessoas ou conhecidos (fools).

 

Financiamento público

Esta fonte de financiamento é usada já numa fase posterior à ideia, sendo usada para criar o modelo de negócio e para o desenvolvimento do projecto. Neste sentido, é também usada para a criação de protótipos que ajudem a comercializar o produto ou o serviço no mercado.

 

Seed capital ou capital semente

É um crédito que entrega a quantidade de dinheiro necessária para implementar uma empresa e financiar actividades chave durante o início do projecto. É entregue quando a empresa já está constituída e tem algum produto importante, mas precisa de dinheiro para começar a operar.

LER TAMBÉM  Como fazer um modelo de negócio

 

Business Angels

Algumas empresas que estão em funcionamento podem receber este tipo de contributos pois têm um modelo de negócio inovador ou um potencial de desenvolvimento grande, o que atrai este tipo de investidores. Geralmente os business angels são investidores independentes.

 

Capital de risco

Também conhecido como Venture Capital. Utiliza-se quando a empresa tem já um certo nível de desenvolvimento, sendo já um fundo que investe mais dinheiro. Trata-se de uma contribuição temporária de recursos de terceiros para o património de uma empresa para optimizar as suas oportunidades de negócio e aumentar o seu valor. São soluções para os projectos de negócio, mas onde é partilhado o risco e os rendimentos da empresa.

 

Private equity

Trata-se de um fundo para grandes empresas e utiliza-se para expandir o negócio ou para a internacionalização. Fornece capital em contrapartida de acções da empresa. Para além dos recursos financeiros, fornece ainda contactos, melhores práticas de gestão, administração, etc.

 

Financiamento bancário

As empresas podem recorrer ao financiamento bancário para terem recursos para a operação diária do seu negócio. Existem ainda empresas dedicadas ao factoring financeiro. O importante é comparar os produtos e apostar no que melhor se adeqúe às necessidades de cada um, uma vez que o crédito deve ser feito à medida das necessidades de cada negócio.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.