administração financeira

Evite ficar no limite e cuide de sua administração financeira

administração financeiraMuitos podem achar que problemas financeiros nunca acontecerão com você porque sabe pagar suas contas em dia, mas mesmo deixando as finanças em ordem é bom ficar de olho para não chegar ao limite devido ao fato de que muita coisa pode acontecer.
É totalmente errado achar que pelo fato de pagar as contas em dia já tem uma vida financeira saudável, pois se algum imprevisto em que precise de mais dinheiro acontecer você deixa de ter esta estabilidade financeira e pode se endividar. A ideia então é não ficar no limite e cuidar da administração financeira com mais cautela.

Pense como uma empresa: saiba poupar e investir da forma certa

Se você imaginar que é uma empresa e que está sujeito a situações diversas onde tenha que desembolsar um valor maior, fica mais fácil ter uma vida financeira estável. Para isso, é importante criar alguns hábitos saudáveis, como:

Saber poupar

Você não precisa poupar muito e nem mesmo gastar com isso, pois uma conta poupança não tem taxas e é possível depositar o valor que puder quando puder. É um dinheiro que pode usar em qualquer situação de emergência que precisar, como no caso de ter que pagar o conserto do carro ou precisar de um exame que tenha um custo mais alto. E dá ainda para usar quando quiser fazer uma viagem rápida para aproveitar os dias que ficará de folga no serviço.

Saber investir

Você não precisa ser um expert para investir em algo. Hoje em dia, até mesmo com ajuda de aplicativos de investimentos você consegue acompanhar dicas de bilionários para fazer sua fortuna.
É válido lembrar que você pode buscar o melhor investimento para seu caso, sendo que é possível começar investindo 100 euros no mês e depois subir para 1000, conforme seu capital e conhecimento no assunto.
Desta forma, este investimento vai render um pouco a fim de que tenha um dinheiro sobrando quando precisar.

Saber se controlar

Não adianta de nada fazer uma boa poupança e saber investir se não souber se controlar e comprar somente o que realmente precisa.
Toda vez que precisar comprar algo, não importa o que seja, pense algumas vezes e avalie a real necessidade. Não faça compras com impulso, e muito menos dívidas maiores, sem avaliar a situação, então se for do tipo de pessoa que não consegue fazer isso, nada de ter um cartão de crédito sem limite em mãos.

Saber planear

O planeamento ficou para o final, mas não é menos importante por isso. Ao contrário, se você não souber se planear, tampouco poderá poupar, investir e se controlar.
Mesmo sendo dica básica para quem busca cuidar da administração financeira, vale sempre ressaltar a importância de colocar o que entra e sai todo mês na ponta do lápis – que pode ser tanto em um papel como em um arquivo no computador – para então poder ver o que sobra e pode ser economizado a fim de não viver no limite.
E você, já toma todos estes cuidados ao administrar sua vida financeira?
LER TAMBÉM  Como viver apenas com 500 euros por mês
4

Sem comentários

Deixe o seu comentário