programa de controle financeiro

Sabe escolher um programa de controle financeiro?

programa de controle financeiroFacilmente é possível encontrar na Internet planilhas que juram que vão auxiliar você no seu controle financeiro. Bem, de fato elas ajudam a fazer uns cálculos aqui ou ali e podem nos fazer a aposentar a calculadora. Mas ninguém deve achar que isso é um programa de controle financeiro, esse sim é quase uma secretária particular que ajuda a não nos deixar ‘perder dinheiro’ e que no mundo dos negócios significa ‘ganhar dinheiro’.
Afinal, então, o que é um programa de controle financeiro. Bem, vamos entender inicialmente esse tipo de software não pode passivo. Ele não pode apenas ficar esperando apenas você alimentá-lo. Um verdadeiro programa precisa ser capaz de conhecer o seu usuário e ao traçar um perfil deste poder até mesmo fazer sugestões quanto ao uso do dinheiro. Se não for assim, ele vai ser de pouca utilidade.
Na hora de escolher o software que vai ajudar a realizar sonhos, é preciso estar atento aos detalhes da própria vida. Que tipo de fonte de renda se tem, quantas contas-correntes, quantos e quais investimentos, que modelos de despesas chegam todos os meses. Quem sabe a vida que tem, aumenta a chance de fazer uma boa escolha na hora de adquirir um programa de controle financeiro.
Mas, o que tem um software desse tipo precisa ter?

Fácil uso

Tecnologias precisam sempre facilitar a vida de usuários, do contrário elas perdem a razão de existir. Ninguém quer passar horas e mais horas na frente de um computador só para entender como vai usar o programa.  Então simplicidade é importante. O visual precisa ser altamente intuitivo, o que significa dizer que mesmos aqueles desabituados ao uso do computador vai entender exatamente com quais informações deve alimentar o programa.

Adaptável

Ainda bem, a vida não é monótona nem previsível. Hoje temos uma fonte de renda, amanhã temos duas e depois de amanhã voltamos a ter uma. Agora sonhamos com uma viagem ao nordeste brasileiro, depois queremos dar a volta ao mundo. Nosso programa precisa se adaptar a essas mudanças e nos ajudar a fazer com que a renda esteja compatível com o tamanho dos nossos sonhos.

Rédeas

O que todo mundo precisa de um programa desse é que ele ajude na hora de controlar despesas. E qual a nossa maior despesa, sempre? Cartões de crédito. Não tem jeito, mesmo as pessoas mais cuidadosas estão sob o risco de se perderem entre faturas, limites e multas. Um software precisa no mínimo nos mostrar nossa movimentação antes que se chegue ao limite e antes mesmo que a fatura chegue em casa. Ao ver a conta é inevitável um maior autocontrole.

Planejamento

Para comprar uma casa, fazer uma viagem ou mesmo comprar uma TV melhor é preciso planejar para não afundar nas dívidas. Um bom programa é um auxiliar do planejamento financeiro. De preferência, ele precisa ser capaz de usando um histórico saber quais as melhores opções e oferecer ao usuário. Ser atuante.

Relatórios

Nada pior para o usuário do que ele ter que analisar toda sua movimentação financeira do mês, semana a semana. Um bom programa precisa oferecer um resumo mensal de tudo que foi feito, as alterações em relações aos últimos meses. Se a renda aumentou, se a renda diminuiu. E as despesas? Onde houve exageros? Isso tudo facilmente.
Então para resumir, ao escolher seu programa de controle financeiro esteja atento ao que ele lhe oferece. Ter a velha caderneta no computador vai ser de pouca serventia. O que você precisa é de uma secretária e um contador, juntos, em um único recurso tecnológico. Pese o valor custo-benefício de adquirir um programa deste, acostume-se a usá-lo e descubra como a vida pode ser facilitada com ele.
Measure
LER TAMBÉM  6 alimentos que pode congelar e que o ajudarão a poupar muito dinheiro
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário