energia solar

Energia solar, poupar aproveitando o sol

<em><em>energia solar</em></em>Em plena época de crise torna-se muito importante encontrar as melhores formas de poupar dinheiro. Hoje vamos abordar uma forma alternativa de poupar dinheiro na factura da electricidade, utilizando as energias alternativas, como é o caso da energia solar, ou seja, a energia vinda do sol.

Por ser uma fonte renovável (e limpa) de energia, é mais barata do que a generalidade das energias não renováveis, permitindo-nos poupar muito dinheiro. Aliás, de forma directa ou indirecta, todas as fontes de energia do nosso planeta têm origem no nosso astro rei.

 

Energia solar para secar a roupa

Usar a energia do sol para secar a roupa já era o que as nossas avós faziam (e a suas avós, e por aí fora…). Por isso, evite usar a máquina de secar roupa, uma vez que assim poderá poupar muito dinheiro na factura da electricidade. A energia do sol é gratuita e com um pouco de vento estarão reunidas as condições perfeitas para poder secar a sua roupa em pouco tempo e sem gastar dinheiro.

 

Painéis solares

Uma das melhores formas de utilizar a energia solar em nossa casa é através do uso de um painel solar, utilizando a energia solar para gerar electricidade para o funcionamento de todos os equipamentos que necessitam de energia eléctrica. No entanto, não precisa de comprar um painel solar tão potente se necessitar apenas de aquecer a água que usa em determinadas zonas da sua casa, ou apenas para iluminar as zonas exteriores, como jardins ou corredores.

LER TAMBÉM  Segredos para poupar papel higiénico e de cozinha

Hoje em dia já pode ganhar dinheiro se conseguir produzir energia para vender à rede pública. Tenha atenção ao facto dos painéis solares apenas perderem cerca de 10% da sua capacidade ao fim de 20 anos, pelo que poderá ser um bom investimento.

 

Energia solar na iluminação

Temos a felicidade de morar num país com muitas horas de sol, pelo que é lógico usar a luz solar na iluminação da nossa casa, podendo assim poupar muito dinheiro nos gastos com a electricidade. Tente aproveitar ao máximo as horas de sol durante o dia para iluminar o interior da sua casa sem ter de recorrer à iluminação artificial.

 

Fornos a energia solar

A energia que recebemos do sol é tão forte que é possível usar o seu calor para cozinhar. Já terá talvez visto na televisão alguém a cozinhar num forno a energia solar e é mesmo possível fazer isso. Ter um equipamento que permita usar a energia do sol para cozinhar irá permitir cozer vegetais, arroz ou até mesmo fazer cozinhados como bolos, batatas e assados.

É possível fazer em casa um forno solar com caixas e papel de alumínio para reter o calor e concentrar a energia num ponto central que irá funcionar como forno. Já existem inclusivamente fornos a energia solar à venda no mercado, se não tiver muito jeito para a bricolagem. Basta retirar da caixa e começar a cozinhar. Estes fornos têm ainda a vantagem de serem portáteis, o que o torna num bom companheiro para viagens, piqueniques ou acampamentos.

Cozinhar fora de casa tem ainda alguns efeitos indirectos que podem fazer baixar a factura da electricidade, pois não está a gerar calor e humidade dentro de casa, não necessitando por isso de ter custos com arrefecimento (ar condicionado).

LER TAMBÉM  Kakebo, o método japonês para poupar dinheiro

Se pretender construir um forno a energia solar pode encontrar vários planos e vídeos na Internet que explicam todos os passos para concretizar essa tarefa. Se tiver filhos, pode mesmo passar uma tarde divertida com eles, ensinando-os a construir esse objecto prático e económico.

 

Após tudo isto, será que irá começar a usar a energia solar?

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.