material de escritório

6 dicas muito úteis para economizar no material de escritório

material de escritórioEm tempo de crise interessa a todos controlar os gastos no local de trabalho. É importante escolher bem os fornecedores que tenham os preços mais competitivos, embora isto não signifique que se deva escolher sempre o preço mais barato porque a longo prazo isso pode vir a sair caro.

De entre todos os gastos de funcionamento de uma empresa, o material de escritório é um dos mais importantes e dos que representa mais desperdício. Apesar disso, basta implementar algumas medidas simples para começar a reduzir os gastos destinados a material de escritório.

De seguida vamos conhecer algumas dicas interessantes que podem ser muito úteis para economizar no material de escritório.

 

Comprar em quantidade

Embora possa parecer contraditório, comprar em quantidade pode ser uma boa ajuda para poupar muito dinheiro a uma empresa. Se detectar que no seu local de trabalho há um consumo elevado do mesmo artigo, como por exemplo de capas de arquivo ou canetas, então é boa ideia comprar várias caixas porque isso vai sempre sair mais barato do que comprando à unidade.

Para além disso, as compras por “pack” têm tendência a ter descontos mais atractivos, o que significa preços mais reduzidos ou mais unidades de produto pelo mesmo valor.

 

Imprimir apenas o necessário

Nos serviços administrativos o que se costuma gastar mais é papel e tinteiros para impressoras. Devido a isso, é muito importante evitar imprimir coisas desnecessárias para reduzir os gastos. Em vez de imprimir, pode-se ler directamente no écran do computador ou então imprimir apenas o que for realmente necessário.

LER TAMBÉM  Como economizar dinheiro nas refeições de Natal

economizar no material de escritório

Fazer pedidos grandes

Na maioria dos casos as lojas oferecem gastos de envio gratuitos quando se supera uma determinada quantidade. Se for este o caso com o seu fornecedor, então deve fazer um estudo sobre quanto material de escritório vai necessitar para os próximos meses de forma a poder fazer um pedido maior e assim conseguir economizar nos gastos de envio, gastos esses que muitas vezes podem representar um valor importante na fatura final.

 

Reutilizar o papel

Reutilizar as folhas de papel não é nenhuma novidade, no entanto nem todos o fazem.

Deve-se escrever nas duas faces da folha de papel, pois assim vamos conseguir reduzir imenso o consumo de papel.

 

Materiais reutilizáveis

Também é boa prática utilizar materiais que possamos utilizar várias vezes. Por exemplo, podemos usar clips em vez de agrafos, uma vez que podemos reutilizar os clips tantas vezes quanto queiramos, ao contrário dos agrafos.

 

Aproveitar as ofertas

A última das dicas que queremos dar é no sentido de aproveitar as ofertas que os fornecedores de material costumam lançar de forma periódica, ofertas essas que podem representar importantes reduções no valor da factura ou no fornecimento de maior número de produtos pelo mesmo preço. Para se manter informado sobre as ofertas e promoções inscreva-se na newsletter da loja do fornecedor.

 

Que outras dicas conhece para ajudar a reduzir os gastos em material de escritório? Partilhe as suas dicas connosco sobre economizar no material de escritório na caixa de comentários abaixo!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.