Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Diferenças entre macroeconomia e microeconomiaNa economia, como em todas as ciências, temos de estabelecer regras para o seu estudo, principalmente para tornar tudo mais simples e organizado. A primeira regra que se costuma estabelecer é distinguir entre microeconomia e macroeconomia. Para que não tenha nenhum problema em compreender estas duas vertentes da economia, vamos explicar as principais diferenças entre macroeconomia e microeconomia.

 

O que é a macroeconomia

A macroeconomia é a parte da economia que estuda o funcionamento económico em geral, bem como as políticas económicas que levadas a cabo em grande escala, como por exemplo num país. Ou seja, engloba a sociedade no seu conjunto a funcionar a uma só voz, não de forma independente.

Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os impostos, os juros, entre outros.

 

O que é a microeconomia

A microeconomia é a parte da economia que estuda o comportamento de cada agente económico de forma individual, como por exemplo as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

Aqui são analisados de forma exaustiva leis como a oferta e a procura, a relação entre consumidores e fornecedores, os preços, a elasticidade de cada produto, etc. Ou seja, estuda a forma como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, assim como todas as variáveis “psicológicas” que a podem afectar, como por exemplo a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.

 

Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Das anteriores definições podemos destacar várias diferenças que nos podem ajudar a distingui-las:

  • A macroeconomia procura uma perspectiva geral e a microeconomia uma perspectiva individual.
  • A primeira estuda actores económicos globais, como por exemplo um país, e a segunda actores concretos, como por exemplo um consumidor.
  • As variáveis utilizadas são muito distintas. Por exemplo, na macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e a microeconomia a quantidade produzida apenas por uma única empresa.
  • Há situações que afectam a macroeconomia mas não a microeconomia (e vice-versa). Por exemplo, um novo modelo de carro muito barato afectará as variáveis microeconómicas mas não as macroeconómicas.
  • Embora sejam muito diferentes, não são totalmente independentes e precisamos de ambas para compreender o funcionamento da economia.

 

Se quer ler mais artigos semelhantes a este sobre “Diferenças entre macroeconomia e microeconomia”, então recomendamos que entre na nossa categoria de Economia.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...