Ser um consumidor consciente é consumir levando em consideração aspectos como o gasto de embalagens, a quantidade, a necessidade de adquirir o produto entre outros fatores. Hoje vamos ver algumas dicas para saber como inserir essas atitudes no seu dia-a-dia.
Indice
Você precisa mesmo?
O ponto mais básico e fundamental do consumo consciente é, pura e simplesmente, não comprar aquilo que não é necessário.
Muitas pessoas compram de forma impulsiva coisas que jamais vão ser usadas, ou substituem coisas que, na verdade, não precisam de substituição.
Tenha cuidado com as promoções
Promoções são, em geral, boas. Mas em alguns casos são inimigas do consumo consciente, pois levam pessoas a comprar coisas desnecessárias (como comentado no item anterior) na crença de que estão fazendo um excelente negócio.
Comprar algo desnecessário nunca é bom negócio, independentemente de estar barato ou não.
Pense no resto do mundo
Pense no impacto que seu consumo causa, seja ambiental, económico ou social.
Lembre-se que os produtos consomem recursos para serem produzidos, geram resíduos, são produzidos por alguém e acabam beneficiando uma ou mais comunidades.
Use a tecnologia a seu favor
Pesquisa de preços é uma prática tão antiga quanto o consumo em si. Mas a pesquisa é hoje muito facilitada pela tecnologia.
Utilize a internet para pesquisar preços, de forma cómoda e sem sair de casa.
Espalhe a ideia
Use a si próprio como exemplo de consumo responsável, pois é a melhor forma de persuadir outras pessoas a serem igualmente responsáveis.