Como Economizar Dinheiro

Dicas para reduzir o consumo de energia

Poupar dinheiro graças à economia no consumo de energia é não só um acto de responsabilidade para com o orçamento familiar, como também para com o meio ambiente.

Vamos hoje dar algumas dicas para reduzir os gastos na factura da electricidade.

Um bom isolamento das janelas

Ter as janelas bem isoladas é uma medida básica para aproveitar o melhor possível o calor que está dentro de casa. A forma mais simples é ter janelas com vidros duplos, mas também deverá ter cuidado com eventuais frestas que possam permitir a saída do ar quente. Quando o tempo está mais quente é também boa ideia baixar as persianas ao entardecer e fechar as cortinas. Também poderá instalar um termostato em casa para melhor controlar a temperatura do sistema de aquecimento.

Outras medidas de poupança

Aproveitar as horas de luz natural para fazer os trabalhos que necessitam de uma boa iluminação, como por exemplo, coser ou remendar roupa.

É sempre uma boa ideia instalar em casa lâmpadas de baixo consumo, de preferência leds. Outra medida fundamental é apagar as luzes quando não se está a usar uma divisão da casa.

Para reduzir o consumo de energia também se deve fazer um uso adequado dos vários electrodomésticos que temos em casa. Por exemplo, não deve abrir e fechar o frigorífico quando não é realmente necessário. Não abra muitas vezes o forno quando estiver a cozinhar, porque assim irá perder o calor. Pode ainda utilizar o microondas em vez do forno para aquecer a comida.

Também não deve utilizar a máquina de lavar loiça quando não se está a aproveitar toda a sua capacidade.

Utilize a máquina de lavar roupa sempre que estiver cheia e utilize os programas de lavagem a frio. Pode prescindir da máquina de secar roupa durante a maior parte do ano, simplesmente aproveitando o calor do sol.

Não deixe o écran do computador ligado quando o não estiver a utilizar. Apague o standby dos electrodomésticos que não estiverem em uso.

Utilize o carregador do telemóvel apenas quando for mesmo necessário.

Exit mobile version