poupar energia

Dicas para poupar energia em casa

poupar energiaA poupança de energia em casa deve ser sempre um processo controlado e feito a pensar no mundo que nos rodeia. Sejam gastos no gás, água ou electricidade, a energia estará sempre presente nos mesmos e por isso, deverá optar por gastar menos e poupar mais. Deixando um pouco o dinheiro de lado, hoje irei trazer até algumas dicas para poupar energia em sua casa.

 

Uma ventoinha de tecto é boa opção

O ar condicionado, apesar de mais eficiente, também é mais consumidor de energia. Opte por uma ventoinha de pé ou tecto e verá que terá uma larga economia de energia mensal.

 

Um recuperador de calor

No Inverno, um calor a mais sabe sempre bem e é muito mais eficaz quando feito com um recuperador de calor. Este tipo de equipamentos, quando comparados com lareiras abertas, são bastantes mais eficazes e têm um consumo de energia bastante menor.

 

O isolamento de casa

Seja para manter o frio ou o calor, ter sempre as janelas de casa bem fechadas é também um processo bastante eficiente e que o irá fazer poupar energia. Este tipo de acontecimentos deve-se a janelas entreabertas.

 

Torneiras bem fechadas

Na poupança da água, as torneiras bem fechadas são aliadas no processo. Com este tipo de técnica, evitará que as torneiras fiquem a pingar durante o dia/noite e terá uma poupança eficaz e de longa duração.

 

Gás em botijas de grande tamanho

As botijas de grande tamanho, apesar de mais caras, poderão trazer um gasto de energia mais controlado. O gás, quando em grandes quantidades, durará mais e poderá trazer até 40% de poupança para o seu dia-a-dia.

LER TAMBÉM  Como poupar nas obras em casa

 

Eficiência energética

Os equipamentos de eficiência energética maior que “A” são excelentes economizadores de energia. Para evitar um desperdício da mesma, tenha sempre os equipamentos limpos e asseados, como retirar a acumulação de gelo do congelador, limpar a água a mais no frigorífico ou retirar o pó dos sistemas de ventilação.

 

Atenção às portas

Como já abordado cá, e recordando a situação, abrir e fechar as portas de aparelhos que contenham a energia de frio/calor, deve ser feita com a menor frequência possível. Para evitar um consumo de energia excessivo, opte por reduzir as vezes que abre e fechas os fornos, frigoríficos, congeladores, etc…

 

Panelas cheias, mas não a esbordar

Se encher demais as panelas quando cozinha, o tempo que levam a aquecer será maior, logo, o gasto de energia também irá permanecer elevado. Escolha ter as panelas mais vazias e assim conseguirá poupar energia.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.