poupar dinheiro

Dicas Para Poupar Dinheiro: 8 Formas Simples de Poupar Dinheiro

Por vezes, a parte mais difícil de poupar dinheiro está em começar. Este guia passo a passo com dicas para poupar dinheiro pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia simples e realista para o ajudar a alcançar todos os seus objetivos de poupança a curto e longo prazo.
poupar dinheiro

Registe as despesas

O primeiro passo para começar a poupar dinheiro é determinar quanto é que gasta. Acompanhe todas as suas despesas; isso significa que deve registar cada chávena de café, artigo doméstico ou mesmo gorjeta em dinheiro.
Assim que tiver recolhido esta informação, organize os números por categorias, tais como gás, mercearias, e prestações, e totalize cada uma delas. Use o seu cartão de crédito e extractos bancários para se certificar de que tudo está correto, e que não se esqueceu de nada.
Dica: Arranje uma app de despesas gratuito para começar. A escolha de um programa ou aplicação digital pode ajudar a automatizar alguma desta tarefa.

Orçamento para poupança

Assim que tiver uma ideia de quanto gasta num mês, pode começar a organizar as despesas que registou e estabelecer um orçamento com o qual pode viver.
O seu orçamento deve dar-lhe uma ideia de como as suas despesas se comparam às suas receitas, para que possa planear as suas despesas e limitar as despesas excessivas. Não se esqueça de ter em consideração as despesas que ocorrem regularmente, mas não todos os meses, tais como a manutenção do carro.
Dica: inclua uma categoria de poupança, e tente poupar 10 a 15 por cento dos seus rendimentos.

Encontre formas de cortar as despesas

Se as suas despesas forem tão elevadas que não consiga poupar tanto quanto gostaria, pode ser altura de reduzir. Identifique categorias não essenciais onde pode gastar menos, tais como entretenimento e alimentação fora. Procure também formas de poupar nas suas despesas fixas mensais, tais como custos de televisão e telemóveis.
Aqui estão algumas ideias para reduzir as despesas diárias:
  • Tente encontrar encontrar eventos gratuitos ou de baixo custo para reduzir as despesas de entretenimento.
  • Cancele subscrições e adesões não utilizadas, especialmente as que se renovam automaticamente.
  • Tente comer fora apenas uma vez por mês e vá a locais mais populares e menos caros.
  • Dê a si próprio “tempo para refletir”: quando for tentado a fazer uma compra não essencial, aguarde alguns dias. Ou ficará satisfeito por não o ter feito, ou estará pronto a poupar para o fazer.

Estabeleça objetivos de poupança

Uma das melhores formas de poupar dinheiro é estabelecer um objectivo. Comece por pensar no que poderá querer poupar – talvez se vá casar, planear umas férias, ou poupar para a reforma. Depois decida quanto dinheiro irá precisar e quanto tempo poderá demorar a poupá-lo.
Aqui estão alguns exemplos de objetivos de curto e longo prazo:

Curto prazo (1 a 3 anos)

  • Fundo de emergência (3 a 9 meses para pagar as despesas do dia-a-dia, só por precaução)
  • Férias
  • Pagamento de adiantamento para um carro

Longo prazo (4+ anos)

  • Pagamento de adiantamento para comprar uma casa ou projeto de remodelação
  • A educação dos filhos
  • Reforma
Se estiver a poupar para a reforma ou para a educação dos seus filhos, considere colocar esse dinheiro numa conta de investimento, tal como um PPR. Enquanto os investimentos vêm com riscos e podem perder dinheiro, também apresentam a oportunidade de crescimento quando o mercado sobe, e podem ser convenientes se se planear um evento com bastante antecedência.
Dica: Defina um objectivo pequeno, realizável e de curto prazo para algo divertido, e suficientemente grande para não ter o dinheiro à mão para o pagar, tal como um novo smartphone ou uma semana de férias. Atingir objetivos mais pequenos, e desfrutar da agradável recompensa daquilo que poupou, pode dar-lhe um impulso psicológico que torna a sensação compensadora de poupar mais imediata e fortalece o hábito.

Decida quais são as suas prioridades

Após as suas despesas e rendimentos, é provável que os seus objetivos tenham o maior impacto na forma como afeta as suas poupanças. Tenha em mente os objetivos a longo prazo; é importante que o planeamento para a reforma não se desvie das necessidades a curto prazo.
Dica: Saiba como dar prioridade aos seus objetivos de poupança para que tenha uma ideia clara de onde começar a poupar. Por exemplo, se souber que terá de substituir o seu carro num futuro próximo, este seria um objectivo que pode começar a poupar por agora.

Escolha as ferramentas certas

Se estiver a poupar para objetivos de curto prazo, considere a utilização destas contas de depósito seguras:
  • Conta a prazo
  • Certificados do tesouro, que mantém o seu dinheiro durante um período de tempo fixo a uma taxa geralmente superior à das contas de poupança.
Para objetivos a longo prazo, considere:
  • PPR’s que para além do juro vão também permitir obter benefícios fiscais.
  • Títulos, tais como ações ou fundos mútuos. Estes produtos de investimento estão disponíveis através de contas de investimento junto de uma corretora. Lembre-se que os títulos não são tão seguros como os investimentos anteriores, não são depósitos ou quaisquer outras obrigações de um banco, e não são garantidos por um banco. Estão sujeitos a riscos de investimento, incluindo a possível perda do seu capital.
Dica: Não tem de escolher apenas uma conta. Olhe cuidadosamente para todas as suas opções e considere coisas como saldos mínimos, taxas e taxas de juro, para que possa escolher os produtos que melhor o ajudarão a poupar para os seus objetivos.

Fazer poupanças automáticas

Quase todos os bancos oferecem transferências automáticas entre as suas contas correntes e de poupança. Pode escolher quando, quanto e onde transferir dinheiro, e até dividir o seu depósito direto de modo a que uma parte de cada cheque de pagamento vá diretamente para a sua conta poupança.
Dica: Dividir o seu depósito direto e configurar transferências automáticas são formas fáceis de poupar dinheiro porque não tem de pensar nisso e normalmente reduz a tentação de gastar dinheiro em vez de o poupar.

Veja as suas poupanças crescerem

Reveja o seu orçamento e veja o seu progresso todos os meses. Isto não só o ajudará a manter o seu plano de poupança pessoal, como também o ajudará a identificar e corrigir rapidamente quaisquer problemas. Saber como poupar dinheiro pode até motivá-lo a encontrar mais formas de poupar e alcançar os seus objetivos mais rapidamente.
LER TAMBÉM  Poupar através da escolha de Marcas Brancas
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário