Organizar as finanças pessoais é, quase sempre, o segredo para a preservação da integridade das suas finanças pessoais e evitar desenvolver problemas de dinheiro. Ainda que tudo isto possa parecer muito simples, a verdade é que esta organização tão importante implica a adopção de um elevado nível de disciplina, que favoreça o seguimento de todas as regras necessárias à obtenção dos resultados pretendidos. Como estamos em tempos de crise, estas medidas são agora mais importantes do que nunca, e é por isso que deverá começar por fazer os possíveis para segui-las à risca.
Eis algumas dicas para que se possa organizar da melhor forma possível.
Indice
Comece por definir objectivos
Antes de começar a gastar o seu dinheiro, determine o que pretende alcançar com ele e no que gostaria de investir. Isto dar-lhe-á o incentivo necessário para fazer todos os sacrifícios necessários ao alcance das suas metas e objectivos financeiros.
Crie um plano de gestão financeira
Quer seja através de um programa como o Excel, ou simplesmente com um papel e uma caneta, é preciso começar a fazer contas e determinar, não só quanto deverá gastar mensalmente, como também quanto deverá colocar de parte, para que ao fim de um determinado período de tempo consiga poupar as quantias necessárias à realização dos seus projectos. Determine onde anda a gastar desnecessariamente o seu o seu dinheiro e comprometa-se a cessar todos os gastos supérfluos.
Adopte um plano de poupança
Se ainda não tem um plano de poupança, não está a gerir sensatamente o seu dinheiro. Alternativas existem muitas, e por isso só terá de informar-se muito cuidadosamente e escolher aquela que melhor se adequa à sua situação. Um plano de poupança contribuirá para garantir que, caso algo de inesperado aconteça, você ou a sua família não ficarão numa situação demasiado complicada. Enquanto investimento para o futuro, os planos de poupança são essenciais, uma vez que poderão ser eles a vir a suportá-lo financeiramente caso as suas fontes de rendimento habituais desapareçam ou diminuam drasticamente. No entanto, é importante certificar-se de que, o dinheiro que colocará de parte para cobrir o plano, não afectará negativamente o seu estilo de vida, e deixar-lhe-á disponível todo o dinheiro de que precisar para cobrir todas as despesas que se possam revelar verdadeiramente importantes.
Se continua com dúvidas sobre a forma de organizar as suas finanças pessoais, porque não experimenta o Boonzi? Já leu o nosso artigo sobre o Boonzi?