Como Economizar Dinheiro

Dicas para juntar dinheiro

dicas para juntar dinheiroQuem nunca ouviu ou leu aquelas frases feitas sobre dinheiro tais como “o dinheiro não cresce nas árvores” ou “o dinheiro não traz felicidade”? Certamente alguma vez terá ouvido alguma expressão deste tipo. Mas a realidade é que o dinheiro torna realmente a vida melhor e mais confortável. Mesmo que você trabalhe a meio tempo e ainda estude, que ganhe uma mesada ou trabalhe a tempo inteiro, você pode por o dinheiro a trabalhar por si! Planear um orçamento familiar é uma coisa cada vez mais essencial nestes tempos de crise, sendo mesmo a principal recomendação dos especialistas em finanças pessoais. Você pode e deve criar o seu próprio orçamento apenas seguindo os seguintes cinco passos:

 

Dicas para juntar dinheiro – Princípios básicos

  1. Apure os seus rendimentos mensais, incluindo tudo, seja poupanças, mesadas, salários, etc.
  2. Faça uma lista de todas as suas despesas. Inclua todas as contas, artigos acessórios (como revistas, CDs, jogos, cabeleireiros), despesas recreativas, transportes, roupas, artigos de higiene pessoal, etc. Apure o valor de todas as despesas.
  3. Subtraia o total dos rendimentos ao total das despesas. A quantia que sobra é o valor que você poderá economizar.
  4. Se as suas despesas excederem o valor dos rendimentos, corte as despesas até que os valores se fiquem equilibrados, reduza os gastos com com restaurantes, cinemas, cabeleireiros, doces e tudo o que não seja essencial.
  5. O seu orçamento deve incluir uma estratégia de investimento. Faça depósitos regulares numa conta de poupança para futuras despesas, como por exemplo trocar de carro, férias, mudar de casa, ou uma eventual emergência.

 

Conselhos de poupança

Mesmo que não sobre dinheiro no final do mês, você pode poupar, mesmo que seja uma pequena quantia. Avalie quais são as áreas da sua vida onde pode cortar.

Em vez de ir ao cinema ou ao teatro, prefira um passeio a pé, patinar ou andar de bicicleta. Poupe também nos transportes, prefira usar a bicicleta ou scooter ao automóvel para percorrer pequenas distâncias ou andar na cidade. Poupe com o vestuário, definindo um valor mensal máximo para gastar em roupa. Use produtos caseiros para colorir o cabelo em vez de gastar muito mais num cabeleireiro. Se for estudante, você pode também ganhar algum dinheiro sem prejudicar os seus estudos. Pode por exemplo cuidar de crianças, ou passear cães. Poderá também dar explicações e aulas particulares, se for bom estudante ou tiver bons conhecimentos sobre determinados assuntos. Anuncie os seus serviços na entrada do seu prédio ou no jornal da escola.

 

Algumas actividades onde poderá ganhar algum dinheiro extra

 

Passear cães

É um trabalho muito popular nos Estados Unidos. Trata-se de levar o cão dos vizinhos a passear. Passear o cão pode ser chato, e o seu vizinho, que por acaso até trabalha muito, não tem tempo para passear com seu pequeno caniche. Cole panfletos e informe os vizinhos que você pode fazer esta tarefa chata.

 

Tomar conta de crianças

A sua vizinha tem um casamento e não tem ninguém a quem deixar a criança? Quem mais confiável do que a vizinha prestativa e sorridente, ou seja você. Cuidar de crianças exige muita responsabilidade, mas pode trazer bons rendimentos. Lembre-se que sem alguma formação adequada será aconselhável que você se ofereça apenas para cuidar de crianças com mais de 6 anos de idade.

 

Assistente de informática

Que raio de profissão é esta? Calma, não é profissão, digamos que seja um faz tudo na área informática. As suas vizinhas com mais idade não estão acostumadas com o computador ou não sabem trabalhar com ele e talvez precisem de alguma ajuda para fazer as tarefas simples como instalar o Windows, configurar e-mails, instalar anti-vírus, entre outras coisas. Alguém inteligente e prestativo como você pode ser muito útil às pobres senhoras.

 

Não há nada mais responsável que administrar seu próprio dinheiro e resistir ao desejo de comprar tudo que lhe interessar. Siga estas dicas para juntar dinheiro e com estes pequenos passos adquira bons hábitos económicos já. Você irá agradecer no futuro .

Exit mobile version