Dicas para Escolher Corretamente as suas Ações

Dicas para Escolher Corretamente as suas Ações

Dicas para Escolher Corretamente as suas AçõesEscolher qual a ação mais indicada para investir o seu dinheiro é uma decisão que se poderá revelar relativamente complexa, na medida em que muitos são os riscos que a ela poderão estar associados, colocando assim em causa a segurança da sua estabilidade financeira. Apesar de não existirem regras concretas nem definitivas relativamente aos passos a serem adotados no processo de escolha e compra de  ações, há um pequeno conjunto de fatores que, quando muito bem analisados e interpretados poderão aumentar substancialmente as suas probabilidades de vir a obter o sucesso pretendido na compra e venda de ações.

Defina bem o seu objetivo

É importante existir sempre um objetivo muito bem definido em relação à compra de ações, na medida em que tal poderá determinar qual a melhor forma de agir durante este processo. Dependendo da dimensão do objetivo do investimento, os prazos associados à compra de ações, assim como o montante arriscado nelas deverá variar significativamente. Se tiver por objetivo investir para a compra de uma casa, as suas transações deverão sempre refletir essa sua prioridade.

Informe-se relativamente aos números das empresas

Antes de comprar ações de uma determinada empresa, é imprescindível fazer uma pesquisa detalhada em relação aos resultados anuais e trimestrais dessa mesma empresa. Para tal, são diversos os dados que deverá analisar:
  • Taxa de dividendo: Deverá ser o mais alta possível
  • Preços/Lucros por ação: Prefira sempre os mais baixos
  • Preço/Valor contabilístico por ação: Quanto mais baixo for, melhor
  • Preço/Fluxo de caixa por ação: Quanto mais baixo for, melhor

Gestão cuidada de capital

Gerir cuidadosamente o seu capital é uma das medidas que melhor lhe poderão ajudar a evitar perder dinheiro. Apesar de não existirem regras pré-determinadas sobre como fazê-lo, é altamente aconselhável que nunca invista mais do que 10% da totalidade do seu capital numa só ação. Reparta cuidadosamente o seu capital por ações dos mais diversos sectores, pois só assim poderá proteger-se eficazmente contra a perda desnecessária de capital.

Evite agir por impulso

Uma atitude impulsiva poderá refletir-se através da compra de uma ação pelo facto da mesma ter subido excessivamente num curto espaço de tempo, assim como pela compra e venda de ações influenciada por sugestões de amigos e analistas. Aja sempre de acordo com as suas prioridades e necessidades, e nunca deixe de ponderar com muito cuidado cada uma das suas transações, independentemente das indicações que possa ter recebido. Nunca compra ou venda sem estar 100% confiante de que tal poderá vir a revelar-se uma decisão verdadeiramente acertada para os seus negócios. É óbvio que isto não significa que não deva arriscar perante algo que lhe pareça uma boa oportunidade, ou seguir os conselhos de analistas. No entanto, é imprescindível nunca negligenciar a importância de uma avaliação cuidada de todos os prós e contras associados a uma determinada transação.
LER TAMBÉM  Guia Para Começar a Investir no Forex
4

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.