dicas para Venda de Produtos no Instagram

6 Dicas Para a Venda de Produtos no Instagram + 1 Dica Bónus

Venda de Produtos no InstagramJá alguma vez pensou em utilizar o Instagram não só para promover os seus produtos, mas também como um canal directo de venda? Se a sua resposta é positiva, então este artigo vai interessá-lo pois o Instagram tem quase 300 milhões de usuários, e pode ser uma boa forma de promover a sua loja online.
A grandeza desta rede social está no facto de ser uma plataforma móvel nativa e completamente visual graças ao conteúdo visual vs textual. É um espaço onde tem possibilidade de aprofundar a história da sua marca através de imagens que falem tanto de produtos como do processo de criação, da inspiração, das raízes da marca, em vez de apresentar longos textos que muitos infelizmente não vão ler.
Assim, vamos hoje oferecer 6 dicas que te ajudarão a vender os produtos através de imagens ou vídeos atraentes, descrições atractivas e da melhor forma de facilitar o processo de compra.

Cuide da sua marca

Antes de começar a vender através deste canal é muito importante pensar na melhor forma de transmitir a sua marca e da forma como o vai fazer. Pode começar por reinventar a sua imagem online e tentar criar um novo logótipo para a sua empresa.
É ainda muito importante cuidar da estética da marca. Isto consegue-se com imagens de qualidade dos produtos. Não há nada mais atractivo do que uma imagem que convide a “desejar” comprar os produtos que acaba de publicar. Um detalhe a considerar é que o seu perfil do Instagram não deve ser privado pois isso é um erro de monta a evitar.
Logo que tenha a imagem do seu produto, pode torná-lo mais atractivo utilizando os próprios filtros do Instagram para que seja visualmente mais apelativo.
Se quer mostrar um produto com uma composição de imagens numa única imagem, pode usar a aplicação de Layout do Instagram. É bastante recomendada para mostrar os produtos de diferentes ângulos, sendo ainda particularmente útil para lojas online de moda e acessórios.
De igual forma, devemos também incluir vídeos dos produtos porque a apresentação de um produto através de um vídeo influencia directamente as possibilidades de venda. Um dado a considerar é que o cérebro humano processa a informação audiovisual 600.000 vezes mais rápido do que texto, pelo que um vídeo funciona melhor do que uma foto ou um texto. Com efeito, aumenta em 144% as possibilidades de venda de um produto ou serviço.

Descreva o seu produto

Agora que já temos pronta a imagem do nosso produto para partilhar, é necessário acrescentar alguma informação complementar para atrair a atenção e interesse de potenciais clientes através das descrições.
Para isso, pode acrescentar alguns emojis atractivos e relevantes que possam dar um toque informal e mais próximo dos nossos seguidores (e quem não gosta de uma carinha feliz).
Deve ainda ter algum cuidado com os horários de publicação, sendo aconselhável estudar qual o melhor horário para postar no Instagram.

Promova os seus produtos usando Hashtags

Este pequeno mas potente símbolo tem muito a oferecer na promoção dos seus produtos através do Instagram.
O segredo é usá-lo na pesquisa para ver os top de Hashtags relacionados com o sector e depois usar três a cinco na campanha de venda social. Uma prática que recomendamos é para criar a sua própria marca através dos hashtags como o fazem alguma marcas conhecidas.
dicas para Venda de Produtos no Instagram

Geolocalize as fotos

Esta rede social oferece a possibilidade de localizar as fotos num mapa. A utilidade é maior quando tem uma loja física para além da online, uma vez que ao publicar as fotos com geolocalização vai agregar valor ao informar os seus seguidores, que assim vão saber onde o podem encontrar fisicamente para comprar os produtos ou serviços.
Por sua vez isso vai permitir ver fotos etiquetadas com a mesma localização e a partir daí encontrar clientes actuais ou potenciais nas áreas circundantes.

Facilite a compra

Neste ponto já deve saber quem é o seu público no Instagram. É então a melhor altura de tentar captar a atenção dos seguidores que já estão convencidos para comprar os nossos produtos. É o momento de converter esses seguidores em clientes. Para isto é necessário facilitar o processo de compra pois que não há nada mais frustrante para o cliente do que clicar na ligação da nossa loja online (que incluímos na biografia do Instagram) e ser dirigido para a página principal da loja online, onde encontrará uma imensidão de produtos sem saber como encontrar o que tinha visto no Instagram e que queria comprar.

Colaborações com influencers

Um aspecto a considerar é tentar associar-se com pessoas influentes no Instagram através de colaborações, de forma a ampliar a sua marca e aumentar as vendas.
O segredo é tentar chegar a um público interessado especificamente nos seus produtos e/ou serviços.

Dica bónus

Construir uma comunidade no Instagram, tal como acontece com qualquer outra rede social, requer tempo, pois é necessário encontrar seguidores que se adequem ao perfil da marca. Ou seja, que estejam realmente interessados em conhecer o seu comércio electrónico e os respectivos produtos.
Para isso, vamos aqui deixar alguns conselhos:
  • Envolva os seus seguidores: Convide os seus seguidores a tirar fotos com os produtos, ou partilhe uma foto que inclua uma pergunta para que os seus seguidores comentem com as suas próprias respostas. Estas duas estratégias farão com que os seus seguidores conheçam melhor a marca a o comecem a seguir mais, sendo esta outra forma de atrair mais seguidores interessados na sua marca.
  • Coloque ligações para as redes sociais: Inclua um botão do Instagram na sua loja online pois assim irá promover o seu perfil e aumentar a base de seguidores.
Sabemos que com a evolução das redes sociais, há cada vez mais pessoas a procurar novos produtos e marcas através do Instagram. Assim, porque não utilizar o Instagram como mais um canal a implementar no nosso plano de vendas, tentando assim melhorar as conversões do nosso comércio electrónico?
Agora também gostaríamos de saber o que acha desta rede social? Já utiliza o Instagram como canal de vendas? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários.
LER TAMBÉM  5 Dicas Para o Futuro Dos Seus Filhos
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário