falar sobre dinheiro

5 Dicas Para Falar Sobre Dinheiro no Relacionamento

O assunto pode não ser romântico, mas falar sobre dinheiro é necessário entre duas pessoas que se relacionam. Hoje vamos apresentar formas de abordar este tema.
Atitudes simples podem ajudar a resgatar as finanças da penumbra e quebram o tabu.
Confira as dicas para falar sobre dinheiro no relacionamento:
falar sobre dinheiro

Criar uma atmosfera favorável para o assunto “finanças” em casa

O principal aqui é dar a prioridade devida ao tema, não deixando que ele só seja associado a dívidas, consumo, escassez ou algo parecido.
É importante que exista um espaço em casa para anotações dos compromissos financeiros e seus responsáveis.

Estabelecer pelo menos um horário no mês para actualizar e discutir o orçamento e os objectivos financeiros

Destaque para a importância do hábito de tratar as finanças em família, por isso a sugestão de um encontro mensal (pelo menos) para alinhar esse ponto.
A reunião poderá iniciar com a actualização do orçamento, seguida das observações de cada um em relação aos gastos do mês passado e os objectivos para o futuro.
Os investimentos devem ter também um momento especial nessa conversa.

Definir responsabilidades de cada um para o cuidado com as finanças da família

Tudo fica mais fácil quando existe comprometimento familiar. Assim, é importante que os compromissos financeiros sejam devidamente analisados e divididos de forma que todos possam colaborar.
O simples fato de alguém ficar responsável por pagar uma conta já insere o tema em sua vida e associa a responsabilidade quotidiana ao aspecto financeiro.

Investir em algo comum (da família), todo mês

A sensação de conquista só vem se houver algum sacrifício. Assim, é importante que os integrantes da família tenham objectivos comuns e façam investimentos mensais para alcançá-los.
Essa atitude poderá significar abrir mão do consumo imediato em troca de um sonho futuro, o que é essencial para criar o sentimento de união familiar e lidar bem com as frustrações do dia a dia.

Estipular um objectivo anual comum cujo planeamento financeiro permita alcançar (uma viagem, um item de consumo etc.) e celebrar a ocasião

Os resultados são os principais factores de motivação em qualquer actividade e com dinheiro não é diferente.
Assim, seria interessante a família definir uma meta concreta, realizável, para um período de 12 meses e separar mês a mês os recursos para realizá-la.
O momento da conquista servirá para celebração da união, para compreensão de que qualquer coisa pode ser atingida e comemorada quando existe compromisso e disciplina. Isso estreita os laços.
LER TAMBÉM  6 Dicas Para a Venda de Produtos no Instagram + 1 Dica Bónus
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário