Economizar água é um dever de todos nós, pois este recurso natural será provavelmente o mais importante e deve por isso merecer todos os nossos esforços de conservação. Nos tempos de crise que correm, economizar água ganha também importância financeira, e seguindo pequenas dicas vai conseguir poupar alguns euros na sua conta mensal de água.
Indice
Encha o seu autoclismo
Os autoclismos das nossas casas são um dos principais responsáveis pelo desperdício de água no quotidiano, pois na vasta maioria dos casos libertam muito mais água do que a necessária para a sua função. Se colocar uma ou duas (depende da capacidade do seu autoclismo) garrafas de água cheias no seu interior, a quantidade de água em cada descarga diminui, podendo significar largas dezenas de litros de água poupada em cada mês.
Conserte canos e torneiras
Faça uma revisão às suas torneiras e esteja atento a infiltrações que possam significar fendas nos canos. Pequenas fendas ou torneiras que pingam podem parecer insignificantes, mas no final de cada dia podem representar vários litros perdidos. No caso dos canos, as infiltrações podem significar despesa extra em arranjar e pintar paredes.
Economizar água na higiene diária
Na casa de banho é possível economizar água de várias formas. Tome duches em vez de banhos, se tem filhos pequenos dê banho a ambos ao mesmo tempo, feche a torneira enquanto lava os dentes e não use água corrente quando estiver a fazer a barba.
Economizar água na cozinha
Economizar na conta da água também passa pela sua cozinha. Deve usar nos seus cozinhados apenas a água necessária e quando lavar frutas ou vegetais, encha um recipiente com água em vez de deixar a torneira a correr.
Use as suas máquinas de lavar de forma eficiente
Uma das dicas mais importantes para economizar é usar as máquinas de lavar roupa e loiça de forma eficiente, pois irá reduzir não só a sua conta da água, mas também a conta da electricidade. Nestes casos, eficiência significa usar as máquinas apenas quando necessário e apenas quando tiver loiça ou roupa suficiente para as encher. Lavagens com a máquina meio cheia são um desperdício enorme de água e electricidade.
Utilize a água da chuva
Se tiver um jardim, utilizar a água da chuva é crucial para evitar uma factura de água incrivelmente alta. Regar um jardim consome imensa água, mas se instalar um sistema de armazenamento de água da chuva poderá suprimir parte da necessidade. No entanto, todos temos plantas e flores dentro de casa, e por isso também podemos utilizar a água da chuva para as regar. Podemos deixar recipientes e baldes vazios na varanda ou mesmo em floreiras nas janelas, e sempre que possível recolher a água da chuva para a rega.
Verifique que o seu contador está a funcionar em boas condições
Nenhuma destas dicas o irá ajudar a economizar na conta da água se o seu contador não estiver a funcionar de forma correcta. Por vezes ignoramos este factor e acabamos por gastar dinheiro desnecessariamente. Verifique junto dos seus serviços de água se o seu contador está a funcionar correctamente e a reflectir o seu esforço de poupança.