Dicas de Como Economizar Dinheiro

Dicas de Como Economizar Dinheiro

Dicas de Como Economizar DinheiroPara economizar dinheiro é preciso ter metas e organizar-se todos os meses. Mas veja aqui algumas dicas e não perca o controle do seu orçamento familiar.
Guardar dinheiro muitas vezes é uma das maiores dificuldades que as pessoas têm nos dias actuais devido a facilidade de crédito, porém em alguns casos acabamos por pagar o dobro do valor inicial do bem desejado, o que muitas vezes não cabe no nosso orçamento.
Mas o principal deles (que é o que mais afecta o bolso) é a falta de planeamento. Então para você que tem dificuldades em guardar dinheiro, mas quer atingir seus objectivos, aqui seguem algumas dicas para finalmente poder conseguir guardar dinheiro para realizar os seus sonhos.

Tenha objetivos e prioridades definidos

Existe um provérbio popular que diz que “quem não tem objetivos nunca chega a lugar nenhum”, então sem sombra de dúvidas que o primeiro passo para guardar dinheiro é ter objectivos e prioridades.
Defina um objectivo, seja qual for ele: uma casa, carro, móveis para casa ou até mesmo um smartphone de última geração. Após definir seus objectivos, mantenha-se firme no propósito mesmo, pois muitas vezes é necessário abrir mão de algumas regalias do dia a dia ou do final de semana para atingir o objectivo principal.

Como fazer um orçamento pessoal

Saber de onde vem e para onde está indo o seu dinheiro é de extrema importância para que seu objectivo se cumpra o mais breve possível. De uma maneira geral a única fonte de rendimento é o salário, porém caso haja uma segunda fonte de rendimento, então é necessário colocá-la no planeamento mensal.
O ideal é saber quais são os gastos básicos, como por exemplo:

Contas Fixas:

  • Aluguer
  • Água
  • Luz
  • Telecomunicações (telefone, Internet, etc)
  • Prestações em andamento

Contas Variáveis:

  • Supermercado
  • Saídas nocturnas e pequenos passeios (o que também é importante já deixar definido assim que se recebe o salário)
  • Gastos diversos (sempre discriminados um por um)
Assim, sabendo para onde está a ir o seu dinheiro fica mais fácil saber em que gasto podemos cortar ou investir mais.

Como guardar dinheiro

Após fazer o seu orçamento pessoal devemos definir um valor a ser poupado, uma percentagem razoável que não afecte muito o padrão de vida gira em volta dos 20% da receita bruta, e assim definido o valor, vamos pensar qual é a melhor opção para o seu bolso.
O investimento mais conhecido é a popular conta bancária que não tem segredo, porém é um dos que tem menores retornos, pois é o que paga juros mais baixos.
Um dos investimentos que rende um pouco mais são os fundos de renda fixa, que é bem parecido com a poupança, mas a diferença é que fica definido o tanto que vai render ao assinar o contrato com o banco, nele pode definir um valor a ser depositado por mês e um prazo para resgate, ou um que funciona mais ou menos da mesma maneira que a poupança que pode ser sacado a qualquer momento.
Outra forma de investimento é a bolsa de valores, porém essa exige um pouco mais de conhecimento de mercado, para saber quais acções comprar e vender em um espaço de tempo de médio a longo prazo. Lembrando que é muito importante saber se o fundo de investimento escolhido tem a garantia do FGC (fundo garantidor de crédito) que em caso de quebra da instituição garante o reembolso em até 250 mil reais por CPF.
Essas são algumas dicas para ajudar você a economizar dinheiro e assim escapar dos juros altos dos financiamentos e fugir do tão temido endividamento devido aos juros cobrados pelas instituições financeiras.
LER TAMBÉM  Dicas para manter o colchão em bom estado
1

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.