poupança

Dia mundial da poupança. O que celebramos?

poupançaTodos os 31 de Outubro desde o ano de 1924 que se comemora o Dia Mundial da poupança, uma data na qual se procura consciencializar o público em geral sobre a importância da poupança para promover a educação financeira em beneficio de uma melhor qualidade de vida.

 

Onde nasceu esta celebração?

Em 1924, delegados de diferentes países reuniram-se em Milão, Itália, no que ficou conhecido como o Congresso Internacional da poupança. As jornadas deste encontro prolongaram-se e terminaram no dia 31 de Outubro, o que fez com que se instituísse o Dia Mundial da poupança.

 

Porquê um dia para a poupança?

Muito se fala da sua importância para, não somente alcançar as metas propostas, como ainda para construir uma estabilidade financeira que promova um consumo responsável através do controlo dos gastos. No entanto, por vezes não bastam as palavras e as boas intenções, sendo também necessário ajudar as pessoas de todas as idades a entender os benefícios da poupança.

 

Como celebrar este dia?

Ensinar as crianças a poupar: Se é pai ou mãe, tem sobrinhos, ou é educador, existem diversas actividades que podemos realizar durante este dia. Ensinar, por exemplo, que a poupança não é uma actividade exclusiva dos adultos ou que depende das etapas da vida. A poupança pode e deve ser ensinada como sendo a capacidade de se ser paciente e perseverante para se conseguir atingir os sonhos e objectivos da vida.

 

A poupança como um estilo de vida

Dia de 0 gastos. E que tal celebrar esta data planeando um dia sem gastos? Pode começar por restringir alguns dos seus hábitos quotidianos como comer em restaurantes ou tomar um táxi para se deslocar dentro da cidade.

LER TAMBÉM  Como Economizar Gasóleo

Repense os seus objectivos financeiros. Aproveite este dia também para que, junto com a sua família, possa fazer um diagnóstico da situação financeira familiar, repensando metas e projectos a curto, médio e longo prazo, e definindo responsabilidades. Tenha em conta todos os objectivos financeiros, quer seja em relação à educação dos filhos, ao pagamento da prestação da casa ou a criação de um fundo familiar que sirva para resolver imprevistos ou para usufruir de umas férias.

Converta-se num embaixador da poupança. Este é um dia perfeito para não seguir apenas o exemplo dos outros, mas para que também dê voz aos princípios da poupança.

 

Agora diga-nos, como vai celebrar este Dia Mundial da poupança?

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.