Como Economizar Dinheiro

Devo pagar em dinheiro vivo ou com cartão?

Cada forma de pagamento tem as suas vantagens e os seus inconvenientes em função do tipo de compra que se pretende fazer. Será boa ideia avaliar cada forma de pagamento também em relação ao que podemos poupar, registando e analisando os gastos, de forma a sabermos como gastamos o dinheiro.

Pagamentos em dinheiro vivo

O mais aconselhável para as compras do dia-a-dia é evitar os cartões de crédito e de débito. Comece a utilizar dinheiro vivo para efectuar os pagamentos das compras no supermercado, na padaria, nas lojas e demais estabelecimentos comerciais. Desta forma irá ter uma ideia muito mais clara de quanto gastou, e de quanto dinheiro ainda tem disponível. Para além disso, os pagamentos em dinheiro vivo tornam-se muitas vezes mais cómodos porque não é preciso qualquer identificação pessoal, algo que é necessário quando se utiliza o cartão de crédito. Trata-se ainda de um método de pagamento mais rápido que os demais, e que ainda é aceite de forma universal em todos os estabelecimentos comerciais, algo que não sucede com outras formas de pagamento. Há alguns países nórdicos onde a situação é a oposta e só aceitam pagamentos com cartão, mas infelizmente estamos muito longe dos seus níveis de desenvolvimento económico e social.

Como inconveniente, podemos referir o facto de se tornar uma situação um pouco insegura em termos de risco para a nossa segurança pessoal, pois andamos já com algum dinheiro vivo no bolso. Por essa mesma razão e quando fizer compras a partir de um certo valor, já será útil e mesmo recomendável utilizar cartão para o pagamento.

 

Fórmula para poupar

As pessoas que têm uma maior predisposição para o consumo são quem deve tentar adquirir o hábito de começar a fazer as suas compras em dinheiro vivo, evitando usar os cartões para não gastarem mais do que o necessário. Com efeito, uma boa forma de poupar é não levar no bolso mais dinheiro do que o necessário para esse dia. Poderá mesmo começar a programar um dia por mês onde irá tentar ter não fazer qualquer gasto, e ver se consegue ou resulta.

Ao pagar em dinheiro vivo irá também poder guardar esses cêntimos a que normalmente não dá qualquer valor. Vá-os colocando num mealheiro, e quando este estiver cheio poderá ver que os pequenos valores também ajudam a poupar.

 

Exit mobile version