Erros no formato
Quando nos deparamos com uma falsa oferta de emprego o mais provável é que seja um anúncio com erros ortográficos e gramaticais. Da mesma forma, são ofertas cujos detalhes são demasiado generalistas e não descrevem especificamente as funções do posto de trabalho. De uma forma geral, há uma falta de informação sobre os detalhes do suposto emprego e também sobre o tipo de contrato a ser celebrado.
Será um anúncio abstracto e ambíguo. Deve também ter atenção ao canal onde foi publicado o anúncio de emprego, verificando sempre se é uma página séria e fiável. Para evitar falas ofertas de emprego, o mais recomendável é procurar trabalho através das bolsas de emprego online mais conhecidas.
Muitas promessas
Uma oferta de emprego falsa é aquela que é acompanhada de grandes promessas de riqueza, a tal ponto que mais parece que se ganhou a lotaria. Para evitar cair neste tipo de armadilhas, é preciso ter algum bom senso e pensar de forma lógica, de forma a entender que é impossível ficar rico em poucos dias através de um emprego de sonho.
Uma oferta de trabalho é falsa sempre que lhe pedirem para fazer qualquer tipo de pagamento adiantado, com a desculpa de que é para suportar quaisquer despesas relacionadas com o processo de contratação ou com o “futuro” emprego.
Por outro lado, o telefone de contacto da empresa poderá também não ser um número normal. É conveniente lembrar-se que qualquer processo de selecção demora o seu tempo e nada é resolvido imediatamente através de um simples contacto. Normalmente são ofertas de emprego para trabalhar a partir de casa.
Por vezes, poderá também receber ofertas de emprego spam no seu email. Nunca responda a este género de mensagens.