A clonagem de cartões é um problema que pode atingir qualquer um e só de pensar que podemos ter o nosso saldo bancário limpo por pessoas sem escrúpulos é algo terrível. Infelizmente, o delito de clonar um cartão de crédito ou de débito através de uma multibanco é lamentavelmente um processo demasiado fácil, pelo que é necessário ter muito cuidado quando realizar as suas operações neste tipo de terminais.
Para clonar um cartão é apenas preciso um pequeno dispositivo cujo nome é “Skimmer”, o qual nada mais é do que um “acrescento” que é colocado na ranhura onde se insere o cartão no multibanco e que também pode possuir uma camara de vídeo para captar o seu número secreto, após o que o cartão desliza para o interior, tirando toda a informação da banda magnética.
Realizada esta etapa, a informação fica à disposição dos delinquentes, que apenas precisam de um cartão parecido com as chaves dos hotéis para retirar o seu dinheiro em qualquer terminal multibanco.
Mas tenha sempre cuidado, pois estes aparelhos não se usam unicamente para clonar cartões nas caixas multibanco, pelo que nunca devemos perder de vista o cartão em qualquer compra de efectuemos, tal como guardar os comprovativos de forma a podermos reclamar se aparecerem despesas que não fizemos.
Este é um crime que tem vindo a crescer, dando prejuízos não só a clientes como aos próprios bancos.
O melhor para se precaver contra a clonagem de cartões de crédito ou débito, é seguir rigorosamente os passos que de seguida apresentamos quando usar o seu cartão:
- Nunca perca de vista o cartão.
- Nunca revele o seu PIN a ninguém, nem o aponte em nenhum lado.
- Ao digitar o PIN, evite o óbvio, como a sua data de nascimento, número de telefone, etc.
- Quando usar o multibanco ou fizer uma compra numa loja, cubra o teclado com a mão ou o corpo ao introduzir o PIN.
- Faça as suas transacções onde e quando se sentir seguro.
- Nunca aceite a ajuda de estranhos quando usar o multibanco.
- Controle sempre os seus movimentos de conta e o respectivo saldo.
- Se detectar um movimento que não realizou, contacte imediatamente o seu banco.
- Se não receber o seu extracto de conta a tempo, contacte o seu banco.
- Se lhe tiverem roubado o cartão, contacte imediatamente o seu banco ou a SIBS para cancelar imediatamente o cartão, pedindo ao banco um novo cartão com outro número.
- Tenha cuidado quando fizer pagamentos numa loja com o multibanco, pois por vezes a operação demora e os empregados podem repetir a ordem de pagamento, fazendo assim o pagamento duplicado. Peça sempre ao funcionário que aguarde pela autorização.
- Nunca entregue o seu cartão a desconhecidos.
- Nunca traga consigo mais cartões do que usa normalmente.
- Tenha sempre à mão os números de telefone para notificar o banco em caso de roubo ou extravio do cartão.