Couchsurfing

Couchsurfing – Uma Forma Barata de Viajar

CouchsurfingO couchsurfing (ou couch surfing) é um serviço de troca de alojamento sediado na internet. A inscrição neste serviço é gratuita e simples. Os sites da especialidade contam com uma base de dados enorme e têm procura e oferta em praticamente todo o mundo.
O termo couchsurfing significa, traduzido à letra, surfar num sofá, basicamente o conceito tem a ver com a oferta de alojamento gratuito por parte de uma pessoa, o anfitrião, que coloca o seu sofá à disposição para que o convidado, o surfer, possa desfrutar de algum descanso na casa do anfitrião e assim viajar de forma económica.
Este conceito de couchsurfing é simples e funciona nas duas vias, o anfitrião oferece o seu sofá e em troca, um dia pode ele mesmo ser um surfer noutro alojamento. Mas quem procura um sofá pode nem sempre estar disponível para oferecer o seu.
Nesta modalidade de couchsurf há consentimento entre o anfitrião e o convidado relativamente a duração, natureza e os termos da estadia.

Vantagens do Couchsurfing

  • A estadia será gratuita, não há qualquer compensação monetária (a não ser que o convidado queira compensar o anfitrião pelas refeições).
  • Com o serviço couchsurfing pode viajar por todo o mundo de forma barata e económica.
  • Com o conceito de couchsurfing a pessoa que oferece o sofá pode fazer uma visita guiada à sua cidade, ficando assim o surfer a conhecer um pouco mais dessa cidade.

Críticas ao Couchsurfing

Infelizmente nem todas as pessoas que usam este serviço de couchsurfing são de confiança e tentam usar o couch surf como um modo de encontros amorosos, problema este que até o fundador do serviço, Casey Fenton, reconhece, e daí a criação de medidas de segurança.
Por isso, use o serviço couchsurfing sempre com ponderação, informe-se o mais que possível acerca dos surfers, dos anfitriões, tente falar directamente com pessoas que já tenham lidado com determinados “sofás”.

Segurança do CouchSurf

Há três formas de garantir a confiança e segurança dos convidados e dos anfitriões e que se encontram visíveis nos perfis dos anfitriões ou dos surfers:
  1. Referências pessoais que tanto anfitriões ou surfers podem deixar um ao outro no seu perfil após terem usado o serviço.
  2. Sistema de verificação de cartão de crédito, permitindo aos membros do serviço “bloquear” as informações de nome e morada através de um pagamento com o cartão de crédito ao introduzir um código envido pelo serviço couchsurfing para a morada.
  3. Um sistema de certificação pessoal que permite dar credibilidade aos membros que usam o serviço. Um membro que tenha sido certificado pode certificar outros membros que conheça, e confie dando assim mais informações a possíveis novos anfitriões e surfers.
Graças a estes sistemas de verificação os surfers podem viajar à vontade, pois sabem que devido às informações presentes nas páginas de perfil dos anfitriões e mesmos dos surfers estes são de confiança.

Há quatro grandes sites de serviço couchsurfing:

  1. www.couchsurfing.com – Talvez o mais conhecido de todos os sites de CouchSurfing. É um site bastante profissional e com diversas funções.
  2. www.stay4free.com – A primeira rede de alojamento grátis, a qual nasceu na Holanda.
  3. www.hospitalityclub.org – Um dos mais antigos sites deste conceito.
  4. www.globalfreeloaders.com – Mais uma excelente rede multicultural, para os couch surfers.

LER TAMBÉM  A psicologia da avareza como uma forma de poupar
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.