5 conselhos sobre dinheiro para crianças (e adultos)

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

conselhos sobre dinheiro
Já dizia o ditado popular que “de pequenino é que se torce o pepino”, e realmente é boa ideia começar a educar as crianças para enfrentar as dificuldades que irão enfrentar na sua relação com o dinheiro. Por exemplo, antes de pensar em dar-lhes prendas caras, considere a possibilidade de lhes ensinar a importância do dinheiro e dos benefícios que isso lhes irá trazer a longo prazo.
Dar uma educação financeira aos seus filhos é mais fácil do que imagina. É o primeiro passo para que eles possam ter uma relação saudável com o dinheiro. E deve começar logo por lhes incutir o uso adequado e responsável do dinheiro que recebem através da mesada. É fundamental criar uma consciência que não podem ter tudo o que desejam, e menos ainda quando o fazem por capricho.
Neste sentido, apesar de muitas vezes os pais quererem comprar a maior quantidade de bens para os seus filhos, é importante que todos compreendam a diferença entre necessidade e desejo. É difícil, mas é preferível deixar de comprar coisas que desejávamos ter, a não termos dinheiro para comprar coisas das quais precisamos realmente.
Para ajudar as crianças a escolher entre duas coisa que queiram, como por exemplo dois brinquedos diferentes, peça-lhes para fazer uma lista com as características que mais gostam em cada um dos objectos e depois ajude-os a comparar para saber qual lhes irá dar mais satisfação.
Escolher implica trocar uma coisa por outra, e isto é algo que fazemos durante toda a vida. Este conceito pode ser aplicado não só aos gastos, como também em muitas áreas da vida.

Conselhos sobre dinheiro para crianças

Apesar do tema do dinheiro poder parecer coisa de adultos, ensinar finanças pessoais aos mais pequenos vai ajudá-los a ter um futuro económico mais estável.
De seguida vamos apresentar cinco conselhos para que os seus filhos possam ter uma boa relação com o dinheiro e com as finanças pessoais logo desde pequenos.

Fale-lhes sobre o dinheiro

O primeiro passo é acabar com o tabu de falar sobre dinheiro. Falar-lhes sobre finanças pessoais vai ajudar a transformá-los em adultos responsáveis e a fortalecer a sua segurança quando tiverem de comprar alguma coisa com as suas poupanças.

Evite partir o mealheiro

Explique-lhes quais são os benefícios de poupar dinheiro. Estabeleça uma meta. Pode ser um brinquedo ou outro produto qualquer, e de seguida peça-lhes para juntar dinheiro para o comprar.

Mostre-lhes os benefícios da poupança

Não é porque o dinheiro os vá fazer mais felizes, mas poupar e ter finanças pessoais mais saudáveis, vai-lhes permitir ser independentes e obter coisas que os irão ajudar na sua vida diária.

Ensine-os a não ter medo do dinheiro

Deve ensinar os seus filhos a falar sem medos sobre o dinheiro. Quando crescerem irão ser consumidores mais inteligentes.

Abra-lhes uma conta

O banco não é apenas para os adultos. Leve-os a um banco e avaliem juntos os diferentes produtos bancários. Depois de terem escolhido um, abra uma conta e faça uma gestão em conjunto com o seu filho.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.