Poupar no carro
Aumente o uso eficiente da gasolina no seu automóvel fazendo as revisões mecânicas a tempo. Tente andar menos de carro. Considere a alternativa de partilhar o carro com os amigos ou colegas, caminhe mais, apanhe o autocarro ou o comboio, ande mais de bicicleta.
Antes de comprar um carro, compare o custo do seguro, consumo de gasolina, gastos de manutenção e de reparação dos diferentes modelos. Pode poupar muito dinheiro durante a vida útil do seu carro se escolher um modelo com custos de funcionamento e manutenção mais em conta, relativamente a outros modelos ou marcas.
Pode também poupar muito dinheiro por ano em combustível se fizer regularmente as revisões e mantiver a pressão nos pneus nos valores recomendados pela marca.
Poupar na alimentação
Leve o almoço para o trabalho sempre que puder em vez de ir almoçar ao restaurante.
Evite também ir jantar ou almoçar fora nos seus tempos livres.
Tente beber o seu café em casa em vez de o tomar no café ou nas máquinas automáticas, ou pelo menos tente reduzir o número de vezes que bebe café diariamente.
Poupar nos tempos livres e actividades de lazer
Alugue um filme em vez de ir ao cinema. Se quiser ir realmente ao cinema, escolha os dias em que é mais barato, normalmente às segundas-feiras ou aproveite as promoções que possa haver de momento.
Também pode ir à biblioteca pública ler um pouco, alugar livros e ver as últimas notícias nos jornais e revistas.
Eventos locais: Use os parques, museus gratuitos ou vá a exposições públicas. Por vezes podemos ir a concertos gratuitos, festas e outros eventos locais sem pagar.
Poupar nas compras
Não vá às compras com fome porque o mais provável será comprar mais coisas que que realmente precisa.
Sempre que for ao supermercado, leve uma lista com os artigos a comprar e não compra nada que não venha na lista. Pode poupar centenas de euros por ano se evitar a compra de produtos por impulso.
Reduza os custos dos alimentos comprando produtos em promoção ou produtos de marca branca.
Compre roupa nos saldos, normalmente nas últimas colecções os descontos são sempre maiores.
Evite as lojas de marcas conhecidas, lembre-se que terá de pagar a marca.
Tente sempre pagar em dinheiro vivo, pois terá mais a noção do valor gasto. Evite os cartões de crédito a todo o custo porque quase certamente que gastará mais do que deveria, além de ir pagar juros pelo uso do plafond do cartão de crédito.