Conselhos para fazer compras inteligentes e economizar

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Fazer “compras inteligentes” deveria uma meta em termos de finanças pessoais para todos nós. Uma compra inteligente é a que nos deixa satisfeitos não apenas na altura da compra, mas também dias, semanas e meses depois.

economizar

Está a comprar de forma inteligente quando:

  • É algo necessário e útil
  • Consegue ter uma boa relação entre o preço e a qualidade

 

Não se trata apenas de encontrar o produto mais barato, mas também o mais adequado para si. A meta é ter o melhor, ao menor preço possível.

 

O principal: compare

Analise não só qual é o produto mais barato, como também o que é oferecido por cada produto (as suas características). Verifique cada uma dos produtos analisados, e veja qual a relação proporcional entre qualidade e preço. Ao procurar qualidade não assuma automaticamente que o mais caro é o mais resistente, durável ou eficaz, nem que o mais barato é a escolha certa.

Anote o que pretende comprar, o que espera dessa compra e o orçamento de que dispõe. Consulte e anote os dados numa lista para que possa comparar. Esta lista deve incluir:

  • Preço: custo total, incluindo impostos, juros (se comprar a crédito), gastos de envio (se aplicável) ou desconto se pagar a pronto.
  • Características: o que tem mais importância para si. Em alguns casos vale a pena pagar mais por algo com melhor qualidade, que dure mais ou que tenha um melhor desempenho. Noutros casos, o custo tem apenas a ver com a marca, se está na moda ou se existe muita procura.
  • Lugares: locais onde existe o que procura, tendo em conta a sua localização e a facilidade de acesso.

 

LER TAMBÉM  Como economizar dinheiro nas compras para a ceia de Natal

Tome atenção para…

  • Não se deixe levar pelas ofertas 2×1 ou o segundo artigo com desconto. Compre apenas aquilo que precisa.
  • Vá ao supermercado depois de comer, para que não caia em tentação, nem faça as compras a correr (correndo o risco de comprar o que não precisa). O mais recomendável é levar uma lista e respeitá-la.
  • Para compras maiores como um carro, electrodomésticos ou móveis, há sempre descontos em determinadas épocas do ano. Planeie a melhor altura do ano para fazer essa.
  • Para coisas mais pequenas como prendas de aniversário ou de Natal, pode ir procurando com calma e antecipadamente, e comprar quando vir que está em promoção.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...