O
Indice
Faça uma escolha inteligente na habitação
Se 500 euros é tudo aquilo que tem para se sustentar mensalmente e mora sozinho, é importante compreender que as limitações ao nível da habitação serão imensas, e por isso será de extrema importância não ambicionar mais do que aquilo que realmente pode sustentar. Como com 500 euros dificilmente conseguirá pagar uma casa e ainda alimentar-se e ainda cobrir as restantes despesas, talvez a escolha mais sensata seja arranjar alguém para partilhar a sua casa. O custo da renda passará automaticamente para metade, tornando-o assim mais facilmente suportável por si.
Abstenha-se de luxos e bens de segunda necessidade
Por maior que a tentação seja, é necessário recorrer ao bom senso, antes de pensar em comprar algo. Ao viver com 500 euros, uma pergunta que terá de fazer a si mesmo constantemente é se precisa realmente daquilo que está prestes a comprar. Se a resposta for “não”, então não compre. A estabilidade financeira deverá sempre ser colocada à frente de caprichos pessoais, pois só assim conseguirá manter um estilo de vida aceitável.
Dê preferência a marcas brancas
Ao preferir marcas brancas, estará a usufruir da oportunidade de poupar quantias impressionantes de dinheiro. Não só conseguirá adquirir determinados produtos por menos de metade do preço que pagaria caso optasse por uma marca mais conhecida, como também não correrá o risco de sacrificar muita da sua qualidade, já que as marcas brancas têm vindo a revelar-se como estando a par das marcas mais conhecidas, no que toca à qualidade.
Poupe nos transportes
Isto significa, basicamente, dar o menos uso possível ao seu carro. Arranje alternativas, sejam elas transportes públicos, caso assim se justifique, ou boleias de amigos. E para movimentar-se pela cidade, não prescinda de optar pela caminhada, pois assim não só estará a poupar, como também a beneficiar a sua saúde.
E você pensa que é possível ou não conseguir viver apenas com 500 euros por mês?