Como ser um empreendedor de sucesso (e feliz)

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Como ser um empreendedor de sucessoPara ser um empreendedor de sucesso é preciso muita coisa. A principal é a paixão que o levou a empreender. O dinheiro nunca conduz ao êxito. Pelo contrário.

Para ser um empreendedor de sucesso é preciso procurar a felicidade. Antes de ter dinheiro, precisa de gostar daquilo que faz. Não concorda?

Há pouco tempo alguém em perguntou: “O que acha de investir numa franquia de uma parafarmácia? O investimento não é muito elevado e penso que podia viver tranquilamente deste negócio porque os medicamentos são sempre precisos, há mercado e não implica muito trabalho”.

Respirei fundo e respondi:

Todos os negócios e todas as actividades (até as que fazemos por puro gosto) têm uma ou varias partes desagradáveis em que é preciso arregaçar as mangas e trabalhar porque senão as coisas não andam. Por exemplo, um médico pode gostar imenso da sua área e adorar tratar os pacientes, mas quem é que gosta de se levantar às 3 da manhã por causa de uma emergência ou de preencher os papéis e tratar da burocracia do hospital? Julgo que ninguém…

Há sempre coisas que ninguém gosta de fazer mas que têm de ser feitas. No caso da parafarmácia, a lista de coisas a fazer é:

  • Contratar e despedir pessoal.
  • Tratar da burocracia com as finanças e a segurança social.
  • Lidar com fornecedores (que por vezes falham as entregas).
  • Tratar do inventário, prazos de validade e fazer o possível para evitar o desaparecimento de produtos.
  • Formar os funcionários e ensiná-los a atender com os clientes.
  • Supervisionar a contabilidade e as diferenças de caixa diárias.

Quando perguntei à pessoa que me tinha questionado sobre qual a parte desta lista que não lhe agradava, ficou logo com “cara de caso”. A única parte de que gostava realmente era apenas do dinheiro que poderia vir a ganhar. Mas não podemos querer ganhar muito dinheiro se não gostamos do que há pelo meio. É como comer uma sanduíche apenas por causa da fibra e não gostar do recheio.

LER TAMBÉM  Como ganhar dinheiro em casa? 9 oportunidades que não conhece!

Primeiro é preciso descobrir quais são as coisas que fazemos por gosto, mesmo que não sejamos pagos para isso, e apenas depois é que devemos traçar um plano de negócios. Fazer as coisas ao contrário não irá funcionar durante muito tempo.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...