proteger dados na internet

Como proteger os seus dados quando acede ao banco online

É um facto que a Internet abriu todo um mundo de novas possibilidades e em todas as áreas da nossa vida. Hoje somos capazes de comprar quase qualquer coisa à distância de um clique, de tratar de burocracias ou de realizar operações bancárias, com a consequente poupança de tempo e de trabalho.

Mas naturalmente que tudo tem os seus inconvenientes, e há certas precauções que devemos adoptar para evitar correr alguns riscos próprios deste tipo de acções. Por exemplo, se costuma usar o serviço do banco online deve saber quais são os dados que é preciso proteger com cuidado para evitar fraudes.

proteger dados na internet

Medidas para protecção do computador para aceder ao banco online

Deve ter um programa antivírus e mantê-lo sempre actualizado. Geralmente, as actualizações feitas na Internet são gratuitas e a actualização garante uma protecção permanente contra os novos vírus.

Instale software anti-spyware como uma firewall que filtra e controla o tráfego que entra e sai do computador, enquanto está ligado à Internet.

Utilize software devidamente licenciado e actualizado, incluindo o sistema operativo bem como o browser (exs.: Internet Explorer, Firefox, Chrome).

 

Medidas necessárias para uma utilização segura da Internet

Nunca dê a sua informação pessoal caso seja pedido por e-mail como números de cartões de crédito, utilizadores ou passwords. Os bancos nunca pedem este tipo de informação através de email.

Não siga ligações (links) de e-mails suspeitos. Para aceder a estas ligações, o endereço da entidade deve ser introduzido directamente no browser (exs.: Internet Explorer, Firefox, Chrome) para navegar a partir daí. Em caso de dúvida, a entidade deverá ser contactada para confirmação da veracidade do e-mail.

LER TAMBÉM  Como aprender a poupar dinheiro

Verifique sempre a autenticidade dos sites, validando se existe um cadeado no canto inferior direito do browser. Um duplo clique no cadeado, despoleta uma janela com informação sobre o certificado de segurança, indicando se este é válido e se foi emitido à entidade correcta.

 

Regras para protecção dos códigos de acesso

Mantenha os códigos de acesso reservados e salvaguardados, pelo que estes não devem ser escritos ou divulgados.

As designações dos códigos de segurança não devem ser de fácil detecção (exs.: clubes de futebol, datas, nomes próprios).

Altere as passwords com regularidade. A opção de guardar as passwords nos browsers (exs.: Internet Explorer, Firefox, Chrome) deve ser desactivada.

Pedidos de informação sobre códigos de segurança, via e-mail ou qualquer outro meio, não devem ser respondidos e devem ser apagados.

Os computadores utilizados para os acessos/utilizações devem ser de plena confiança para evitar a exposição dos códigos de segurança ou mesmo da informação acedida online. O computador ligado durante uma sessão Nunca deve ser abandonado, e quando terminar deve sempre clicar no botão “Sair”.

 

Outras recomendações de segurança

Nunca abra e-mails e ficheiros em anexo de origem desconhecida ou não solicitados.

Nunca clique em links de e-mails, se se suspeitar da sua autenticidade.

Nunca envie ou preencha formulários em e-mails que solicitem dados pessoais e/ou financeiros.

Nunca insira utilizador e passwords de acesso ao seu banco noutros sites.

Nunca escreva códigos secretos em documentos guardados no computador.

Não utilize o serviço do banco online em computadores de utilização pública.

Digite sempre o endereço completo no browser para aceder ao site do banco. Não aceda através de endereços externos.

LER TAMBÉM  E quando parece não haver saída?

Verifique sempre na barra de endereços da página de Login do Serviço online se o endereço começa por “https://” e não por http://.

Verifique sempre na barra de endereços da página de login do serviço online com um duplo clique no cadeado, situado no canto inferior direito do browser (exs.: Internet Explorer, Firefox, Chrome), as informações do certificado de segurança.

Suspeite sempre de páginas que lhe peçam os dados completos para aceder ao serviço online.

Verifique sempre se não está a ser observado ou filmado.

Termine sempre a sessão através da opção “Sair”.

Altere as passwords com regularidade.

Mantenha sempre o sistema operativo e o browser actualizados.

Utilize sempre ferramentas de antivírus e anti-spyware como a firewall.

Imagem @Daniel Foster

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.