Como Economizar Dinheiro

Como procurar trabalho quando ainda está empregado?

procura de empregoSe está atualmente a trabalhar mas tem motivos para querer outro emprego, então está com sorte. Apesar de tudo, este é o momento mais apropriado para procurar trabalho. Para além da segurança económica, tem também do seu lado o poder de negociação que lhe permitirá chegar a um acordo mais vantajoso durante as propostas que possam aparecer. Para além disso, os recrutadores costumam gostar de profissionais no ativo.

Apesar disso, é preciso ser cuidadoso durante a procura de emprego para não colocar em risco o seu posto de trabalho atual. Se está nesta situação, então aqui tem o que precisa de saber para procurar trabalho mesmo estando ainda empregado e a trabalhar.

 

Peça um aumento de salário

Em primeiro lugar, se está decidido a procurar outro emprego, então pode aproveitar a ocasião para pedir um aumento de salário ou uma promoção. Não tem nada a perder porque também está a procurar algo melhor para si.

O melhor desta estratégia é que o seu chefe pode aceder ao seu pedido e dar-lhe um posto de trabalho melhor ou aumentar-lhe o salário, saindo assim a ganhar sem ter que deixar a empresa.

Por outro lado, se o seu pedido for negado, então considere isso como o empurrão que precisa para procurar definitivamente outro emprego.

Atualize o seu CV

Em relação ao currículo, é imprescindível que este ofereça uma boa imagem de si à empresa para que se está a candidatar.

Por essa razão o currículo deve ser breve, mas ter aquilo que revele o melhor das suas competências e experiência profissional. Invista o tempo que for preciso para ter o melhor currículo possível, o que pode levar a ter várias versões do mesmo, até chegar à versão final e definitiva.

Faça as alterações que forem necessárias nos portais de emprego onde estiver registado, pois os perfis que são atualizados são os que têm maior visibilidade para os recrutadores

 

Aproveite para fazer formação profissional

Por outro lado, como não tem qualquer tipo de pressão em relação ao seu emprego atual, pode aproveitar o tempo para tirar alguma formação profissional numa área que esteja a ser procurada nos postos de trabalho que lhe interessam.

Por exemplo, pode melhorar as suas competências a nível de Photoshop, aprender inglês ou tirar um curso de SEO.

Redes sociais

Por último, lembre-se que as redes sociais são extremamente úteis para os recrutadores que as usam para verificar se o seu perfil é o mais indicado para o posto de trabalho. Desta forma, deve configurar devidamente as suas contas nas redes sociais para melhorar a sua presença online. Aproveite para eliminar fotos comprometedoras ou comentários que mostrem uma má imagem de si ou falta de profissionalismo.

Não basta estar registado no Facebook. Em termos profissionais, a melhor rede para estar registado é o Linkedin para o perfil estar acessível à equipa de recursos humanos: se não estiver na Internet, então não existe.

 

Máxima discrição

Se está a procurar emprego mas ainda se encontra empregado, então é preciso ser discreto e não mostrar publicamente essa intenção. Por essa razão, dedique-se de forma conscienciosa às suas obrigações profissionais como habitualmente.

Para além disso, nunca vá trabalhar vestido para uma entrevista de emprego para não levantar suspeitas, nem comente com ninguém que está a procurar um novo emprego.

Também não se deve queixar do seu emprego atual ou do seu chefe durante as entrevistas ou propostas que possa receber e nunca procure emprego ou vá a entrevistas durante o horário de trabalho.

Se seguir à letra estas instruções, então pode apostar que vai conseguir o emprego dos seus sonhos mais facilmente!

Exit mobile version