Sempre em busca dos melhores conselhos para poupar dinheiro e de criar uma consciência para poupar, hoje vamos falar das vantagens de pagar as contas habituais com dinheiro vivo. Um gesto fácil, mas com o qual podemos poupar muito dinheiro durante todo o ano.
No mundo em que vivemos o uso de cartões de crédito ou de débito aumentou exponencialmente, mas este é um costume que vai contra os princípios básicos da poupança pois não nos deixa controlar realmente o nossos orçamento. Se a isso juntarmos os altos juros cobrados pelos bancos pelo uso dos cartões de crédito, pagar em dinheiro vivo pode ser uma excelente medida para o ajudar a poupar.
Se não usarmos cartões de crédito nos nossos pagamentos podemos evitar ficar mais endividados, e não iremos passar por situações difíceis onde tenhamos que recorrer a “créditos rápidos” para cobrir os encargos com os cartões de crédito.
Como poupar pagando em dinheiro vivo
- Em primeiro lugar evitamos os juros cobrados pelos bancos pelas compras realizadas com cartões de crédito, juros esses que superam sempre os 10% de T.A.E.
- Evitamos compras por impulso. Se nos acostumarmos a pagar em dinheiro vivo todas as nossas compras, inconscientemente iremos evitar as compras por impulso pois não teremos outro remédio que nos limitarmos à quantidade de dinheiro que levamos connosco, evitando fugir ao nosso orçamento. Esta parte é muito importante já que poderá assim conseguir poupar muito dinheiro, talvez muito mais do que poderá pensar.
- Evitamos “surpresas”. Se tivermos o costume de pagar com cartões, muitas vezes acontece chegar o extracto do cartão no final do mês e verificarmos que excedemos largamente o valor que podíamos gastar. Isso leva a um desequilíbrio nas contas familiares e a uma necessidade extra de financiamento que apenas conseguimos cobrir voltando a usar o cartão, entrando assim numa espiral de queda.
- Temos um maior controle sobre o nossos dinheiro: pagando em dinheiro de cada vez que necessitarmos, é necessário ir ao balcão do banco ou à caixa multibanco levantar dinheiro. Desta forma podemos ver quanto dinheiro ainda resta para chegar ao final do mês e podemos ajustar os nossos gastos de acordo com o dinheiro disponível. Quando pagamos com cartão este controle é perdido e acabamos a gastar mais do que o desejável.
- Podemos conseguir descontos: em algumas ocasiões, se pagarmos em dinheiro nos pequenos comércios, podem-nos fazer alguns descontos. Isto pode acontecer porque o comerciante evita as comissões cobradas pelo banco pelo pagamento feito através de cartão de crédito ou debito.
- Maior segurança: embora nada tenha a ver com poupar, pagar a dinheiro é o meio de pagamento mais seguro. Pagando com dinheiro evitaremos fraudes, burlas com cartões e todo esse tipo de problemas.