Como Economizar Dinheiro

Como poupar nos seguros

Será possível poupar nos seguros? Se nunca fez uma boa revisão aos seus seguros, seguramente que a resposta é um rotundo sim. Se está acostumado a pagar regularmente os seus seguros, também deveria fazer uma revisão aos valores que está a pagar para saber se poderia poupar algum dinheiro.

A tendência de rever, controlar, comparar e até mesmo mudar de fornecedor é uma prática comum em muitas áreas de negócio, incluindo as áreas financeiras, pelo que se deveria ter a mesma prática em relação aos seguros, caso se queira ter melhores preços e condições. De uma forma geral custa-nos trocar de seguro, mas custa-nos é sobretudo analisar a fundo as garantias e os valores segurados, e com isso as reais possibilidades de podermos poupar e melhorar as coberturas.

Níveis de garantia e protecção

Não é costume olharmos para os seguros como uma coisa onde também podemos poupar, quando deveria ser precisamente o oposto. Basta apenas uma boa análise das garantias e protecções oferecidas pelos nossos seguros, para depois fazer um comparativo entre as diferentes ofertas do mercado e as garantias atuais dos seguros. Partindo desta premissa podemos ter uma base de negociação para conseguirmos um bom desconto.

As coberturas

Este é o primeiro factor a ter em conta. Acontece muitas vezes que a mesma pessoa, quase sem o saber, esteja a pagar por determinadas coberturas ou modelos de seguro que não necessita. Em primeiro lugar é preciso determinar o que queremos realmente cobrir pelo seguro, sem que tenhamos nenhum problema com isso. Depois de sabermos as garantias que queremos ter, há que estudar atentamente todos os produtos propostos pelas companhias, incluindo seguros de acompanhamento de outros produtos, como por exemplo os seguros relacionados com os cartões de crédito. Vamos desta forma poder determinar rapidamente se estamos a pagar demasiado pelos seguros numa determinada área. Mas também pode acontecer o contrário, ou seja, podemos vir a descobrir que as coberturas que queremos ter não são suficientes, pelo que esta é uma boa altura para actualizarmos também os valores ou os prémios de seguro.

A comparação entre os seguros

Depois de termos definido bem as nossas necessidades é até possível que nos encontremos em posição para anular alguma apólice de seguro que não é necessária. A partir daqui começa o processo de comparação de seguros. Estamos numa fase fundamental para, não só conseguirmos estar melhor protegidos pelos seguros, como também para conseguirmos otimizar (reduzir) os custos com os seguros, sobretudo se nunca fizemos nada semelhantes anteriormente.

Felizmente que hoje em dia a Internet dá-nos imensas possibilidades para podermos fazer uma comparação exaustiva e encontrar os seguros mais adequados para o nosso perfil aos melhores preços. Uma vez conhecidos os melhores seguros, e se a nossa companhia não for capaz de igualar a oferta, devemos optar sem dúvida por aquele seguro que nos oferece os melhores preços pelas mesmas condições de cobertura. Este é um mercado tremendamente competitivo, onde existe imensa pressão entre as várias companhias, sendo também provável que os bancos entrem também cada vez mais no mercado, o que irá alterar consequentemente as ofertas disponíveis e os preços praticados.

Exit mobile version