Como poupar na compra de um produto caro. Os imprevistos acontecem e por vezes vemo-nos obrigados a comprar um novo frigorífico ou um novo computador portátil. Este gasto extra pode desequilibrar o nosso orçamento familiar por muito bem planeado que seja, sobretudo se não contamos com um fundo de emergência, o que nos obriga a comprar a crédito e consequentemente afectar o nosso orçamento durante vários meses, consoante os prazos de pagamento acordados e os juros a pagar. Para precaver esta situação podemos seguir alguns conselhos para evitar que a compra destes artigos afecte o nosso orçamento familiar:
Indice
Planifique antecipadamente a compra para poder poupar
Isto significa que deve calcular antecipadamente quando irá ter necessidade do dito artigo ou produto. Por exemplo, deve planear com antecedência a compra do artigo, seja um carro novo, um frigorífico ou um computador. Depois deve verificar o preço do artigo que se adapta às suas necessidades e que esteja dentro das suas possibilidades financeiras. De seguida apenas tem de calcular quanto dinheiro tem de poupar todos os meses para pagar a pronto o artigo, evitando assim ter de pagar juros e mantendo controlados os seus gastos.
Aproveite as ofertas ou os saldos
É importante evitar as temporadas em que os produtos são mais caros, como por exemplo o período do Natal. O melhor é ir poupando o dinheiro que precisa enquanto espera pelos saldos ou que apareça uma oferta que realmente tentadora.
Não aceite a primeira oferta
Quando já tem o dinheiro suficiente para a compra terá de ter cuidado e evitar precipitar-se quando for comprar o artigo ou produto. O melhor é mesmo comparar preços, ir visitando diferentes estabelecimentos comerciais ou pesquisar na internet onde está o melhor preço para o artigo que pretende. Se não encontrar nada mais económico, pode sempre aceitar a primeira oferta que lhe fizeram.
Compre artigos em segunda mão
Os produtos novos são sempre mais caros, naturalmente. No entanto, se optar por comprar artigos usados poderá poupar bastante. Tenha cuidado quando comprar nos sites de leilões e verifique a reputação do vendedor para não ser enganado. Os melhores vendedores e de maior confiança têm disponível o feedback dado pelos outros utilizadores com quem já fizeram negócios, por isso verifique sempre esse pormenor, porque em vez de poupar ainda poderá ter prejuízo.
Se comprar em lojas de artigos em segunda mão, tenha cuidado e verifique cuidadosamente o artigo que pretende comprar. Verifique ainda se a loja também tem boa reputação junto dos clientes.
vania
Junho 21, 2012Desde que a vida diminuiu bastante em termos de qualidade, que passei às seguintes medidas:
Dou sempre prioridade às marcas brancas (a do pingo doce tem bastante qualidade na minha opinião);
não compro roupa pelo preço estabelecido; espero pelos saldos e aproveito os descontos;
desligo a box da tv quando nao está a ser utilizada;
vou à fnac ler livros, e não compro livros, nem cds;
não compro revistas nem jornais e nem pensar em ter subscrição de qq produto que seja;
utilizo o http://www.forretas.com para me mimar um pouco, mas a preços acessíveis;
à noite, opto por comer uma sopa ou uma salada e poupo na comida; aproveito as promoções dos supermercados quando os prazos de validade são extensos e quando a oferta é realmente compensadora e não um engano quando bem analisada;
as refeições todas são feitas em casa ou com produtos que trago de casa, como é o almoço e o lanche, no trabalho;
raramente almoço ou janto fora;
muito raramente vou ao cinema, optando pelo aluguer do videoclube na tv por cabo;
procuro pela melhor oferta de seguros e a nível automóvel por exemplo, a mais barata que encontrei é a Nseguros;
procuro poupar dinheiro para amortizar o crédito da casa para evitar os juros que conseguem ser maiores que as prestações mensais da mesma;
todas as faturas são pagas por débito direto, evitando esquecimentos, perdas de tempo no multibanco, etc;
manicure e pedicure é feita em casa;
opto quase sempre por comprar em lojas de outlet, onde se encontram verdadeiros achados;
Toda a comida que sobra é convertida num almoço para levar para o trabalho, o que resulta num congelador sempre com refeições prontas:)
Apago as luzes em todas as divisões que não são utilizadas;
É claro que a água é sempre desligada quando desnecessária, etc, etc;
As arrumações e o passar a ferro é por minha conta…
a caldeira da água é sempre fechada quando não está a ser utilizada;
etc, etc…
Foi uma grande mudança de hábitos, embora sempre tenha tido consciância ambiental e ati-desperdício…