poupar

Como poupar na compra de um produto caro

pouparComo poupar na compra de um produto caro. Os imprevistos acontecem e por vezes vemo-nos obrigados a comprar um novo frigorífico ou um novo computador portátil. Este gasto extra pode desequilibrar o nosso orçamento familiar por muito bem planeado que seja, sobretudo se não contamos com um fundo de emergência, o que nos obriga a comprar a crédito e consequentemente afectar o nosso orçamento durante vários meses, consoante os prazos de pagamento acordados e os juros a pagar. Para precaver esta situação podemos seguir alguns conselhos para evitar que a compra destes artigos afecte o nosso orçamento familiar:

 

Planifique antecipadamente a compra para poder poupar

Isto significa que deve calcular antecipadamente quando irá ter necessidade do dito artigo ou produto. Por exemplo, deve planear com antecedência a compra do artigo, seja um carro novo, um frigorífico ou um computador. Depois deve verificar o preço do artigo que se adapta às suas necessidades e que esteja dentro das suas possibilidades financeiras. De seguida apenas tem de calcular quanto dinheiro tem de poupar todos os meses para pagar a pronto o artigo, evitando assim ter de pagar juros e mantendo controlados os seus gastos.

 

Aproveite as ofertas ou os saldos

É importante evitar as temporadas em que os produtos são mais caros, como por exemplo o período do Natal. O melhor é ir poupando o dinheiro que precisa enquanto espera pelos saldos ou que apareça uma oferta que realmente tentadora.

 

Não aceite a primeira oferta

Quando já tem o dinheiro suficiente para a compra terá de ter cuidado e evitar precipitar-se quando for comprar o artigo ou produto. O melhor é mesmo comparar preços, ir visitando diferentes estabelecimentos comerciais ou pesquisar na internet onde está o melhor preço para o artigo que pretende. Se não encontrar nada mais económico, pode sempre aceitar a primeira oferta que lhe fizeram.

LER TAMBÉM  Uma verdade inconveniente sobre o orçamento familiar

 

Compre artigos em segunda mão

Os produtos novos são sempre mais caros, naturalmente. No entanto, se optar por comprar artigos usados poderá poupar bastante. Tenha cuidado quando comprar nos sites de leilões e verifique a reputação do vendedor para não ser enganado. Os melhores vendedores e de maior confiança têm disponível o feedback dado pelos outros utilizadores com quem já fizeram negócios, por isso verifique sempre esse pormenor, porque em vez de poupar ainda poderá ter prejuízo.

Se comprar em lojas de artigos em segunda mão, tenha cuidado e verifique cuidadosamente o artigo que pretende comprar. Verifique ainda se a loja também tem boa reputação junto dos clientes.

Um comentário

  1. vania
    Junho 21, 2012

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.