Como Economizar Dinheiro

Como Poupar Gás : 30 Conselhos e Dicas

Quer saber como poupar gás? Então hoje trago alguns dos conselhos mais importantes que pode seguir para poupar gás em sua casa. Vai ver como é simples e fácil adoptar estas práticas que o pode ajudar a fazer durar mais o gás e poupar dinheiro.
como poupar gás

Como poupar gás? Algumas recomendações:

  1. Contrate um especialista para verificar o correcto funcionamento da rede e dos equipamentos de gás. Verifique se as tubagens de água quente não têm fugas.
  2. Utilize equipamentos eficientes no consumo de gás.
  3. Proteja com material isolador as tubagens de água quente.
  4. Troque os equipamentos, como fogões ou esquentadores que usam piloto de chama contínuo, por pilotos electrónicos, que são activados apenas no momento do uso do gás.
  5. Procure manter o regulador do esquentador de água ao nível médio, uma vez que não é preciso mantê-lo sempre à temperatura mais elevada.
  6. Quando estiver a cozinhar ou a aquecer alimentos: deve regular a chama para não estar sempre no máximo; tape as panelas para a cozedura ser mais rápida; coloque as panelas no centro da chama; utilize panelas de pressão já que estas cozinham os alimentos mais rápido e poupam até 50% no consumo de gás.
  7. Quando estiver a cozinhar no forno, tente abri-lo o menos possível. Sempre que o forno é aberto (mesmo que por meros segundos), perde-se 20% do calor.
  8. Tome banhos de água quente rápidos (6 minutos ou menos).
  9. Quando estiver tempo mais frio mantenha as janelas e portas fechadas para evitar que o calor escape.
  10. Desligue os pilotos de chama contínua e utilize fósforos ou isqueiros para ligar os equipamentos de cada vez que forem utilizados.
  11. Não utilize sempre água quente para lavar a roupa, a menos que esta esteja muito suja.
  12. Durante o Inverno tome banho à tarde ou à noite, uma vez que durante a manhã a água está mais fria e vai gastar mais gás para a aquecer.
  13. Quando estiver fora de casa por períodos mais alongados feche completamente o fornecimento do gás.
  14. O esquentador de água é o terceiro maior gasto da casa. Geralmente representa quase 13% da conta de energia.
  15. Há quatro formas de reduzir os gastos com o esquentador: use menos água quente, baixe a temperatura do termostato, isole termicamente o esquentador ou troque-o por um novo e eficiente.
  16. Instale chuveiros e torneiras de baixo fluxo ou pressão.
  17. Repare rapidamente as fugas de água; uma torneira com fugas desperdiça muitos litros de água em pouco tempo.
  18. Baixe a temperatura do esquentador de água. Uma temperatura de 50°C proporciona a água quente necessária na maioria dos casos.
  19. Prefira o duche aos banhos na banheira. Tomar banho na banheira é um grande desperdício de água em relação ao duche.
  20. Compre um novo esquentador de água que use energia com mais eficiência. Apesar de ser mais caro do que um esquentador normal, a poupança de energia a longo prazo vai compensar largamente o investimento.
  21. Considere os esquentadores de água que não usam tanque e que utilizam gás natural. Os investigadores dizem que estes tanques podem poupar até 30% em comparação com um esquentador de água a gás do tipo usual com tanque.
  22. Seja qual for o tipo de aquecedor utilizado, este deve ser revisto por um especialista antes ser usado pela primeira vez. Se é eléctrico, verifique também se a instalação foi bem feita.
  23. Se utiliza aquecedores de gás, deve usá-lo apenas em divisões da casa bem ventiladas.
  24. Não deve ter aquecedores em divisões que não são utilizadas, nem deve deixar os aparelhos ligados quando sai de casa ou vai dormir.
  25. Não utilize aquecedores para uso diferente do previsto. Exemplo: para secar roupa.
  26. Não coloque os aquecedores atrás das portas ou em locais de passagem.
  27. Tenha cuidado para que as crianças não se aproximem ou exista a possibilidade de tropeçarem ou queimarem acidentalmente no aparelho.
  28. Se há crianças em casa, não deixe aceso nenhum aquecedor caso não os possa manter sob observação.
  29. Se vai adquirir um aquecedor, verifique a sua qualidade, se cumpre as normas de segurança e as certificações requeridas por lei.
  30. Coloque em prática estas recomendações também em relação a outros equipamentos, como o fogão ou a secadora de roupa. O mais importante é que este combustível não seja usado quando não é necessário, ou que se tente reduzir o seu uso ao mínimo.
Exit mobile version