Hoje em dia, a questão principal para grande parte de nós é saber como poupar ganhando pouco? Poucos são os que acreditam ser possível colocar de parte algum dinheiro por ganharem tão pouco. No entanto, mesmo ganhando pouco (ainda) não deixa de conseguir pagar as suas contas, pois não? Abra uma conta de poupança e encare isso como apenas mais uma conta a pagar no fim do mês. Aquela sugestão de retirar 10% do seu salário deve ser encarada como um compromisso para com a sua gestão económica.
Poupar ganhando pouco é uma atitude para evitar situações de emergência no futuro. Se começar hoje mesmo a colocar 10% do dinheiro que ganha em cada mês e reservar de parte, irá conseguir ter um valor maior do que o seu próprio salário no final do ano. Ninguém está a dizer que esta tarefa é simples, mas é extremamente importante não perder o seu principal objetivo: conseguir poupar. Ter esta atitude é primordial na situação económica vivida actualmente por todo o mundo.
Quando começar a poupar dinheiro observará que se tornou uma melhor pessoa, tendo a capacidade de definir melhor para que finalidade usa o seu dinheiro e, passará a não gastar em coisas fúteis ou completamente desnecessárias para si. Economizar é um excelente desafio para si, mas a vida é bem mais animada quando os conquistamos, não é? E, esse desafio será interessante a nível futuro, uma vez que lhe trará grandes benefícios. Assim, apresentamos-lhe alguns conselhos de como poupar ganhando pouco.
O erro das promoções
As promoções são uma publicidade enganosa para nos levarem a comprar coisas que nem sequer precisamos para a nossa casa ou para nós próprios. A ideia das promoções é passar a ideia ao cliente de que determinado produto estará durante um período com o preço mais baixo, mas é uma idéia muita enganadora e perigosa para as suas finanças pessoais.
Os grandes supermercados e mesmo os pequenos comércios usam esta velha técnica para incentivar os clientes a gastar dinheiro. Para evitar isso, nós aconselhamos que faça uma pequena lista das coisas que verdadeiramente necessita e, não compre mais nada para além do que estiver definido por si.
Planear o orçamento
Se quer evitar um rombo nas suas economias, perdendo de um momento para o outro todo o dinheiro que economizou, organize o seu orçamento familiar. Essa é a melhor forma para não ter grandes problemas com as suas finanças pessoais.
Para aprender a organizar o seu orçamento familiar dê uma vista de olhos nestes artigos:
- Como fazer um orçamento familiar
- 10 conselhos para aumentar as suas poupanças
- Como organizar um orçamento familiar
- Orçamento familar
Na elaboração do seu orçamento, identifique bem para que efeito gastará o seu dinheiro, evitando mencionar coisas desnecessárias, especialmente na manutenção da sua casa e na sua alimentação. Dê o valor devido ao seu ordenado e comece a poupar dinheiro. Apesar de ser uma tarefa um pouco complexa, não significa que seja impossível. Comece hoje mesmo a poupar e siga o lema “no poupar é que está o ganho”.
Agora que já tem algumas dicas para saber como poupar ganhando pouco, mude a sua atitude e guarde 10% do seu ordenado, mesmo que pareça pouco. Quando contabilizar o que poupou durante todo o ano, poderá então dar valor ao seu sacrifício.
catarina Neto
Fevereiro 26, 2013È tudo muito engraçado. como poupar aqui e ali mas na realidade é só no papel. Como faço para poupar ainda mais com 393€ ? Poupar na agua e depois andam outros a regar campos de Golfe? Larachas !!!!!!!!!
Paulo A.
Fevereiro 26, 2013Todos sabemos que existe muita incompetência e irresponsabilidade na gestão dos dinheiros públicos e muito haveria por dizer em relação a esse assunto, infelizmente quase sempre criticas negativas.
Mas em relação às nossas próprias finanças, se não fizermos uma gestão apertada do nosso dinheiro corremos o risco de ainda piorar a nossa situação financeira, um pouco à imagem do gestor publico incompetente…
Se não planearmos as nossas finanças então estamos a planear falhar!