Como poupar dinheiro todos os meses

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

poupar dinheiroAs pequenas poupanças feitas ao longo dos meses podem representar um valor amealhado no final do ano já bastante razoável, e uma almofada financeira que pode ser muito importante para o caso de ocorrer alguma situação imprevista.

 

Objectivos mensuráveis

Se quer poupar dinheiro todos os meses não é suficiente dizer “quero começar a poupar”. O primeiro passo é definir um valor para poupar mensalmente. Para começar, deve fixar um valor concreto a poupar pois só assim será possível controlar e manter o esforço de poupança, uma vez que tem uma meta real a atingir.

Para definir este valor deve ser realista e fazer um balanço não só dos seus rendimentos, como também dos seus gastos. Não importa que o valor de poupança mensal seja pequeno, o importante é começar a fazer disso um hábito.

Uma vez definido o valor a poupar mensalmente, deve pensar na forma em como o vai fazer. Ou seja, preparar um plano de acção que o ajude a conseguir atingir o valor que definiu como meta de poupança. Para isso, analise em que áreas da sua vida poderia eliminar alguns gastos que possam ser dispensáveis ou reduzidos.

Esta é também uma boa altura para rever os seus hábitos de vida e também para verificar se será possível ter uma melhor qualidade de vida.

 

Ter um mealheiro

Embora possa parecer uma coisa muito infantil, na realidade e a nível emocional é muito útil ter um mealheiro onde possa ir depositando todos aqueles cêntimos a que não se dá grande valor. É uma excelente forma de começar a poupar dinheiro quase sem notar.

Os especialistas dizem que se deve poupar entre 5% a 20% do valor dos rendimentos. Pode fixar um valor médio e começar a poupar 10% do valor do seu salário. Deposite as poupanças numa conta independente da que normalmente utiliza, de forma a poder ter uma perspectiva mais objectiva dos seus rendimentos e do que já conseguiu poupar. É melhor começar por definir metas mais pequenas e alcançáveis antes de definir outros objectivos mais ambiciosos (mas também mais difíceis de atingir). No entanto, logo que tenha as bases para começar a poupar, irá também começar a ter outra perspectiva e conhecimentos para começar a juntar dinheiro a sério. Basta ser disciplinado, perseverante e começar o mais rápido possível.

Um comentário

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...