Como Economizar Dinheiro

Como Poupar Dinheiro Ganhando pouco

Muitos pensam que quando ganhamos pouco dinheiro não é possível poupar. Em alguns casos isto até pode ser verdade, mas na maior parte das vezes é possível poupar mesmo quando os rendimentos são baixos.
A verdade é que saber como poupar dinheiro ganhando pouco já se transformou num desafio para muitas famílias.
Infelizmente há cada vez mais gente a ver o salário diminuir. Os impostos aumentam e se anteriormente conseguiam ainda poupar alguma coisa, agora mal conseguem chegar ao final do mês.
Apenas nos resta enfrentar estas nova realidade e reestruturar as nossas finanças pessoais. Aqui ficam alguns conselhos para o conseguir fazer.
como ganhar dinheiro

Para onde vai o dinheiro?

Uma vez definido qual o valor que recebemos mensalmente, vamos de seguida apontar numa lista todos os gastos que temos. Isto vai-nos servir para saber onde gastamos o dinheiro. Destes gastos temos que separar o que são gastos obrigatórios (prestação da casa, carro, comunicação, água, luz, gás, etc.) e quais são gastos acessórios (ginásio, ir jantar fora de casa, etc). Serão estes gastos que devem ser canalizados para a constituição de um fundo de poupança.
De seguida vamos tentar ver em que medida podemos reduzir os gastos obrigatórios, quer seja renegociando com o banco o valor das prestação da casa, ou procurando alternativas mais baratas no caso dos gastos de comunicação e Internet.

Medidas de poupança

Algumas das medidas a tomar para começar a poupar dinheiro sem grande esforço são as seguintes:

Compare e poupe

Uma das primeiras coisas que temos de fazer para poupar dinheiro é ver onde é que podemos fazer as mesmas compras mas pagando menos.
Por exemplo, devemos pensar na forma de reduzir as facturas dos diferentes serviços contratados (Internet, luz, gás, etc.). Devemos pesquisar todas as alternativas que existam no mercado e optar pela mais em conta.
Isto requer algum tempo, mas não é fácil poupar.

Pequenos gestos

Também podemos poupar com simples gestos do dia-a-dia. Apagar as luzes quando uma divisão da casa está vazia, não ter demasiado tempo o frigorífico aberto, fechar a torneira quando lavamos os dentes, etc., são pequenos gestos que quando somados podem representar uma grande poupança nos gastos do mês.

A tecnologia permite poupar a longo prazo

A tecnologia também nos permite poupar. Talvez muita gente pense que a tecnologia é cara mas a verdade é que neste aspecto devemos pensar a longo prazo.
Basta simplesmente mudar as lâmpadas tradicionais por umas de tecnologia LED para poupar até 80% do valor do consumo, o que fará reduzir bastante o valor da factura da electricidade.
Os sensores para detectar a presença de alguém numa divisão e acender as luzes também nos permite poupar sem grandes esforços.

Avalie a possibilidade de trocar de carro

Se temos um carro ou vários na nossa família, então uma boa medida será verificar se faz falta ter mais do que um veículo. Os gastos em combustível e manutenção de um carro podem “comer” uma grande parte do orçamento familiar. Por este motivo devemos tentar cortar esses gastos. Não seria boa ideia vender um dos carros, caso este não seja mesmo necessário?
Outro aspecto a verificar é o consumo de combustível. Se por exemplo o seu carro tem muitos anos, então o mais provável é gastar muito mais do que um carro novo. Tendo isto em conta, temos de fazer contas e ver quanto gastamos por ano em combustível e quanto poderíamos poupar com outros carro que gastasse menos. A melhor opção até poderá passar por mudar de carro.

Escolha os produtos da época

A alimentação costuma representar uma parte importante dos gastos da família e onde podemos conseguir poupar mais.
Podemos recorrer a marcas brancas, a consumir produtos da época, etc. Uma boa forma de poupar seria confeccionar apenas alimentos com produtos da época, uma vez que estes produtos costumam ter preços inferiores em função da época do ano em que estivermos.
Também deve evitar comer num restaurante se não pode ir comer a casa a comer por qualquer motivo. Pode sempre comer no trabalho.

Quanto dinheiro deve poupar como mínimo?

A questão é que devemos definir um valor mínimo de poupança na ordem dos 10% do valor daquilo que ganhamos. Desta forma podemos criar um fundo de emergência de pelo menos 6 meses de salário. Este colchão serve para enfrentar qualquer imprevisto e se não tivermos quaisquer rendimentos durante algum tempo. Uma vez alcançado este colchão, o dinheiro que consigamos poupar pode ser destinado para alguma opção de investimento que ponha a “trabalhar” esse dinheiro.
O tempo que vivemos actualmente é duro para muitas pessoas que se vêm obrigadas a alterar o seu nível de vida anterior (quer seja melhor ou pior).
Muitos tentam manter esse nível de vida e no final a única coisa que vai acontecer é aumentar o seu nível de endividamento e piorar a situação. No entanto, outros irão certamente tentar adaptar-se a esta nova realidade e tentar fazer o que tentámos transmitir neste artigo.
Já sabe agora como poupar dinheiro ganhando pouco? O que achou destes conselhos? Tem outros que gostaria de acrescentar? Deixe-nos o seu comentário.
Exit mobile version