Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco

Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco

Está à procura de conselhos para saber como poupar dinheiro ganhando pouco? Muitas pessoas pensam que se ganharmos pouco dinheiro não podemos poupar, em alguns casos isto até pode ser verdade, mas na grande maioria dos casos é possível alcançar um certo grau de poupança mesmo que o nosso rendimento mensal seja baixo. A verdade é que saber como poupar dinheiro com um rendimento baixo tornou-se um desafio para muitas famílias.
Infelizmente, cada vez mais pessoas estão a ver os seus salários a diminuir, os impostos a subir e o que costumavam ser capazes de poupar, agora não podem e estão a lutar para sobreviver. O que nos resta é enfrentar esta nova realidade e reestruturar as nossas finanças pessoais, aqui estão algumas dicas para o fazer.
Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco

Para onde vai o nosso dinheiro?

Assim que soubermos exatamente para onde vai o dinheiro que recebemos mensalmente, a próxima coisa a fazer é escrever numa lista todas as despesas que temos, isto ajudar-nos-á a saber onde gastamos o dinheiro. Destas despesas teremos de separar quais são despesas obrigatórias (prestação da casa, carro, telefone, água, eletricidade, gás, etc.) e quais são despesas acessórias (ginásio, sair para jantar, etc.). Estes serão os que serão canalizados para a poupança no início.
Se isto for suficiente, teremos de ver até que ponto podemos reduzir as despesas obrigatórias, ou renegociando com o banco se tivermos um empréstimo da casa, ou procurando alternativas mais baratas se estivermos a falar do telefone.

Medidas de poupança

Algumas das medidas a tomar para começar a poupar dinheiro sem ter de fazer grandes esforços são as seguintes:

Comparar, analisar e poupar

Uma das primeiras coisas que temos de fazer para poupar dinheiro é ver por qual das coisas atuais podemos pagar menos. Por exemplo, devemos pensar em como podemos reduzir as facturas dos diferentes serviços que contratámos (telefone, eletricidade, gás, Internet, etc.). Devemos analisar todas as alternativas existentes no mercado e escolher a mais barata. Isto leva algum tempo, mas poupar não é fácil.

Pequenos gestos

Também podemos poupar com gestos simples na nossa vida quotidiana. Desligar as luzes quando um quarto está vazio, não manter o frigorífico aberto durante muito tempo, fechar a torneira quando escovamos os dentes, etc. são pequenos gestos que se os somarmos todos, no final do mês, conseguiremos reduzir as nossas despesas mensais.

A tecnologia permitir-lhe-á poupar a longo prazo

A tecnologia também nos permite poupar. Talvez muitas pessoas pensem que a tecnologia é cara, mas a realidade é que, neste aspecto, é preciso pensar a longo prazo. Simplesmente trocando as lâmpadas tradicionais pela tecnologia LED podemos poupar até 80% do consumo, o que reduzirá significativamente a nossa factura de eletricidade. Os sensores para detectar a presença de alguém numa sala e ligar as luzes também nos permitem poupar sem grande esforço.

Considere mudar o seu carro

Se tivermos um ou mais carros na família, é uma boa ideia considerar se precisamos de ter mais do que um veículo. As despesas com combustível e manutenção de um carro podem representar uma grande parte do orçamento familiar. Por este motivo devemos tentar reduzir estas despesas. Podemos considerar, se tivermos mais do que um, vender aqueles que não são realmente essenciais.
Outro aspecto a ter em conta é o nível de consumo de combustível. Se por exemplo o seu carro for bastante velho, é provável que consuma várias vezes o que um carro novo consome. Com isto em mente, teremos de fazer as contas e ver quanto gastamos por ano em combustível e quanto poderíamos poupar com um com consumo reduzido. Por vezes, a melhor opção pode ser mudar de carro.

Usar produtos sazonais

A alimentação é normalmente uma parte do nosso orçamento familiar onde podemos conseguir maiores poupanças. Podemos recorrer a marcas brancas, para consumir produtos sazonais, etc. Uma boa maneira de poupar seria preparar menus sazonais, pois estes produtos têm normalmente um preço mais baixo, dependendo da época do ano em que nos encontramos. Também deve evitar comer num restaurante se não puder ir a casa comer por razões de trabalho, pode sempre comer no escritório.

Quanto dinheiro se deve poupar como mínimo?

A questão é que temos de poupar pelo menos 10% dos nossos rendimentos para criar um fundo de emergência de pelo menos 6 meses do nosso salário (se conseguir para 12 meses seria ainda melhor). Esta almofada é útil no caso de algo inesperado acontecer e não podemos ter qualquer rendimento durante algum tempo. Uma vez alcançada esta almofada, quanto mais dinheiro conseguirmos poupar, consideraremos alguma opção de investimento que ponha esse dinheiro a “trabalhar”.
O atual quadro económico é difícil para muitas pessoas que são obrigadas a mudar o nível de vida que tinham antes (seja melhor ou pior), muitas tentam manter esse nível e no final tudo o que fazem é aumentar as suas dívidas e piorar a sua situação, outras tentarão adaptar-se à nova situação e tentarão fazer o que este post explica em resumo.
LER TAMBÉM  Quer gastar menos no Natal e poupar dinheiro?
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário