Como Economizar Dinheiro

Como Poupar Dados nos Dispositivos Android

poupar dadosNas comunicações móveis temos o principal gasto em dados móveis. Nem sequer estou mais a falar das ligações porque usamos muito pouco hoje em dia. E nem sequer SMS’s.
Aceder à Internet no nosso smartphone ou tablet é a tarefa principal e isso implica consumir dados, que pagamos por secções ou quantidade. Vamos esquecer as taxas fixas como ADSL ou fibra.
Embora limites mais amplos sejam oferecidos para gastar em megabytes, nunca é suficiente, especialmente quando carregamos fotos e vídeos no Instagram ou assistimos a vídeos no YouTube ou Netflix.
Como fazer para economizar dados? Como podemos limitar nosso consumo de dados móveis para chegar ao final do mês sem uma conta extra?

Vá à raiz do problema

Podemos lidar com consumo excessivo de dados móveis de duas maneiras: impor um limite genérico para todo o dispositivo Android ou ir caso a caso. Vamos começar com o segundo.
Quais os aplicativos que consomem mais dados móveis? Principalmente aqueles que mais usamos no dia a dia e/ou que envolvem o consumo de conteúdo multimédia, sejam imagens estáticas ou vídeos.
Os vencedores desta lista são geralmente WhatsApp, Facebook, Instagram, Netflix, Spotify e YouTube.

Poupar dados no WhatsApp

No WhatsApp podemos evitar que o conteúdo multimédia seja baixado automaticamente que alguém compartilha conosco nos canais. Para fazer isso, devemos ir para Configurações>Uso de dados>Download automático>Conectado a dados móveis e desativar as opções lá (fotos, áudio, vídeo, documentos).
Pode baixar o conteúdo manualmente, mas isso só será feito quando você tiver WiFi disponível.
E se você usa chamadas do WhatsApp, também pode marcar Reduzir uso de dados em Configurações de chamadas, que você encontrará em Configurações>Uso de dados.
Por fim, economizaremos muitos dados se os backups do WhatsApp forem feitos apenas via WiFi em vez de dados móveis. Para fazer isso, temos que ir em Definições>Conversas>Cópia de segurança>Definições do Google Drive>Salvar marcando a opção Só WiFi em vez de WiFi ou dados móveis.

Poupar dados no Facebook

Junto com o WhatsApp, o Facebook e o messenger estão entre os aplicativos mais usados. Vamos ver como reduzir o consumo de dados.
A primeira opção a ter em mente é desativar a reprodução automática de vídeo. Para fazer isso, devemos ir para as configurações do Facebook dentro do próprio aplicativo (o ícone com três linhas horizontais), ir para Definições>Poupança de dados e marcar apenas para WiFi ou desativar diretamente a reprodução automática.

Poupar dados no Instagram

O principal problema do Instagram em termos de consumo de dados também está na reprodução ou no download automático de fotos e vídeos.
Dentro do aplicativo, vamos ao nosso perfil e depois às configurações (canto superior direito). Em Uso de dados móveis, ativamos a opção.
Vídeos e fotos vão demorar mais para carregar, mas pelo menos seus dados não acabarão em minutos.

Poupar dados na Netflix

Correr uma maratona da séries no smartphone ou tablet Android pode acabar com seu plano de dados móveis em pouco tempo.
Uma solução é diminuir a qualidade do vídeo. Lembre-se de que assistir séries ou filmes numa tela menor não notará tanta diferença se for HD ou SD.
Como vimos em Dicas e truques para aproveitar ao máximo o Netflix, podemos alterar a qualidade do vídeo em Conta> Meu perfil> Configurações de reprodução> Uso de dados por tela.
O bom é que você verá quanto vai consumir por hora de acordo com a qualidade: Baixa (0,3 GB por hora), Média (0,7 GB por hora) ou Alta (3 GB por hora).

Poupar dados no Spotify

No caso do Spotify, podemos baixar álbuns e músicas quando temos uma conexão WiFi e assim reproduzi-los em nosso smartphone ou tablet a qualquer momento.
Na página de ajuda do Spotify, a pergunta “O tráfego de dados consumido pelo streaming de música vai me custar muito?”.
Outra possibilidade é alterar a qualidade da reprodução. Quanto mais baixa for a qualidade, maior será a economia de dados. Você pode fazer isso no aplicativo Spotify, Sua biblioteca> Configurações> Qualidade da música e em Streaming, alterar Automático para Normal, que é o mínimo (96 kbit/s).

Poupar dados no YouTube

No caso do YouTube, podemos limitar os vídeos em alta definição, que consomem mais dados, de serem reproduzidos em resolução normal quando não há WiFi. Em Configurações> YouTube, ativamos a opção Exibir em HD (somente WiFi).
Por outro lado, podemos alterar a resolução de cada vídeo que assistimos (por padrão, é automático). No Android, depois de escolher uma resolução, os outros vídeos serão reproduzidos com a mesma qualidade (variando de 144p a 1080p). Com 360p ou 480p, basta salvar os dados.

Dicas gerais para Android

Já vimos como reduzir o consumo de dados nos aplicativos Android mais usados. O que podemos fazer com os outros, como muitos aplicativos do Google ou videogames?
Em um nível geral, podemos limitar o uso de dados do sistema Android e consequentemente nos aplicativos.
Em Configurações> Redes sem fio e outras> Uso de dados , veremos um histórico do consumo que fizemos anteriormente e também veremos a lista dos aplicativos que mais desperdiçam.
Uma possibilidade é limitar os dados móveis a serem consumidos com a ajuda do gráfico e marcando Limitar dados móveis. Isso afetará todos os aplicativos.
Para refinar um pouco mais, temos a opção de impedir que aplicativos usem dados móveis enquanto não os estamos usando, algo que gasta mais do que pensamos. Em Uso de dados> Dados de segundo plano , veremos a lista de aplicativos e só precisamos desmarcá-los.
Alguns podem ser mantidos porque nos fornecem informações úteis, como o Gmail ou o aplicativo de previsão do tempo, mas outros não fazem sentido tê-los sempre ativos.
Exit mobile version