orçamento familiar

Como organizar um orçamento familiar

orçamento familiarFazemos contas, contas e mais contas e a maior parte das vezes acontece sempre algum imprevisto que altera o nosso orçamento familiar, obrigando a reajustar os nossos planos originais.

Por tudo isso o melhor é organizarmo-nos de forma a saber com quanto podemos contar e quais são as nossas alternativas de gastos e poupanças.

Aqui vamos então mostrar uma opção simples para organizar o seu orçamento familiar, embora cada um deva fazer adaptações de acordo com as suas próprias necessidades.

Faça duas listas, numa delas deverá escrever todos os encargos fixos mensais (prestação da casa, água, gás, transportes, etc.).

Na outra lista escreva todos os rendimentos que dão entrada (ordenados, juros, etc.).

Se tiver gastos que se pagam a cada 2 meses, 6 meses ou anualmente, pode dividir esses valores pela média mensal, de forma a saber quanto pagaria mensalmente e ir colocando de parte esse dinheiro de forma a estar disponível na data em que se vence, não fazendo assim nenhum rombo no seu orçamento familiar.

Se verificar que a soma dos gastos supera a soma dos rendimentos, faça um plano sobre quais podem ser os gastos que pode eliminar ou reduzir.

Se pelo contrário, tem um saldo positivo a seu favor, está no bom caminho e pode começar a organizar uma poupança para o seu futuro, mas esse é um tema para os próximos artigos.

É natural que das primeiras vezes que fizer esta planificação se torne um pouco aborrecido, no entanto não se esqueça que tudo se irá tornar mais fácil para conseguir controlar as suas finanças pessoais.

E você o que está à espera para começar a fazer o seu orçamento familiar? Quanto mais cedo melhor. As suas finanças pessoais irão agradecer.

LER TAMBÉM  Como ganhar mais dinheiro em produtos financeiros

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.