bitcoin

Como o Bitcoin está a mudar a atividade bancária

As tecnologias Bitcoin e Blockchain estão a mudar a forma como a indústria bancária convencional funciona. A tecnologia Blockchain é a base da Bitcoin e de outras moedas descentralizadas. Durante a última década, o Bitcoin capturou a atenção de muitas pessoas em todo o mundo. Isto deve-se principalmente à sua tecnologia e benefícios subjacentes. No entanto, esta moeda criptográfica ainda não se generalizou, embora tenha suscitado muito interesse entre investidores e peritos bancários.
Atualmente, existem empresas e negócios que aceitam o Bitcoin como método de pagamento. Algumas empresas de investimentos têm a Bitcoin como um dos seus ativos transacionáveis. Desta forma, é cada vez mais fácil adquirir Bitcoins. É por isso que mais pessoas recorrem a esta moeda descentralizada em vez da moeda tradicional e isto afeta a indústria bancária de várias maneiras.
bitcoin

O blockchain no sector dos serviços financeiros

As partes podem utilizar a tecnologia Blockchain para chegar a um acordo sobre o estatuto da base de dados sem envolver intermediários. Como tal, um blockchain pode fornecer serviços financeiros como a titularização e os pagamentos sem envolver bancos.
Além disso, o blockchain permite que as pessoas utilizem coisas como contratos inteligentes. Estes são contratos executáveis cuja base é a Blockchain, e podem automatizar um processo manual como o processamento e conformidade de reclamações. Podem também distribuir o conteúdo de um testamento.
Bitcoin e Blockchain podem essencialmente perturbar a indústria bancária através da desintermediação de serviços críticos da indústria.

Pagamentos

A Bitcoin utiliza tecnologia blockchain para oferecer uma forma barata e segura de enviar pagamentos. E reduz os custos que os bancos tradicionais cobram aos seus clientes. Os pagamentos em bitcoin levam um período mais curto porque eliminam as verificações de terceiros com os bancos convencionais. Portanto, mais pessoas recorrem aos pagamentos com Bitcoin, especialmente para transações online e internacionais, para minimizar o tempo. E isto perturba a indústria bancária, dado que reduzirá as receitas da maioria das instituições financeiras.

Sistemas de liquidação e aprovação

A tecnologia Blockchain permite fazer e liquidar transações diretamente. Também mantém um registo de cada transação. E isto é melhor que o SWIFT e outros protocolos existentes.
Algumas empresas de moedas criptográficas trabalham atualmente com bancos convencionais para melhorar a eficiência. Isso significa que os bancos tradicionais, que não encontram formas de adotar as moedas criptográficas e a tecnologia por detrás delas, podem não competir eficazmente no futuro.

Angariação de fundos

Os empresários angariam fundos através da venda de moedas ou tokens durante as ofertas iniciais de moedas (ICOs). E isto permite-lhes angariar fundos sem envolver investidores tradicionais. Também não passam por uma empresa de capital de risco ou pela devida diligência envolvida neste investimento. Como tal, a tecnologia Bitcoin e Blockchain permite a indivíduos e empresas evitar o árduo processo de angariação de fundos.

Títulos

A tecnologia blockchain elimina os intermediários na transferência de direitos patrimoniais. A tecnologia reduz o custo da troca de bens, enquanto permite aos utilizadores acederem a mercados globais maiores. Também reduz a instabilidade dos mercados de segurança tradicionais. A utilização da cadeia de bloqueio para mover bens pode poupar muito dinheiro em custos de processamento para o comércio global.

Prevenção de fraudes e KYC do cliente

Esta tecnologia utiliza diferentes blocos para armazenar os dados dos clientes. E isto ajuda a prevenir ataques à informação dos clientes. Para efeitos de KYC, a tecnologia Blockchain pode reduzir os custos do sector bancário numa percentagem significativa anualmente.

Palavras finais

A tecnologia Bitcoin e Blockchain não irá alterar o sector bancário da noite para o dia. Isto porque as pessoas e as empresas ainda têm de testar e aperfeiçoar tanto a moeda criptográfica como a tecnologia. No entanto, Bitcoin e Blockchain poderiam substituir totalmente os bancos tradicionais. Mas algumas pessoas acreditam que o Bitcoin e a tecnologia subjacente só podem complementar a infraestrutura financeira convencional ou melhorar a sua eficiência. Entretanto, ainda teremos de esperar um pouco para saber como o futuro se irá apresentar nesta área.
LER TAMBÉM  Principais riscos dos ataques informáticos para as empresas
5

Sem comentários

Deixe o seu comentário