como juntar dinheiro

Como juntar dinheiro para viajar pelo mundo?

Seguramente que a parte mais difícil de conseguir viajar pelo mundo é conseguir juntar dinheiro suficiente para lograr este objectivo.
Sim, é difícil, mas não impossível. Até mesmo para quem tem um ordenado modesto. Por essa razão vamos hoje dar uma série de conselhos e recomendações que podem ser bastante úteis para fazer a sua viagem e até dar a volta ao mundo.
A primeira coisa a fazer é definir valores, como por exemplo: quanto dinheiro necessito e quanto custa dar uma volta ao mundo?
como viajar

5 passos para criar um bom plano de poupança e juntar dinheiro para viajar

  • Avaliação. Compare e analise a viagem que tem planeada em relação à sua situação financeira actual. Será possível fazer essa viagem ou é algo utópico? Seja honesto. Depois de saber os gastos envolvidos na viagem, crie uma folha de cálculo (planilha) onde vai escrever todos os gastos e rendimentos que espera vir a ter. Desta forma irá conseguir ter uma ideia da sua capacidade de poupança.
  • Estabeleça objectivos. O seu plano de poupança deve ter objectivos a curto prazo e também a longo prazo. Anote as metas indicando números e quantidades específicas que espera poupar. Não tenha medo de colocar valores altos, estabeleça objectivos exigentes, mas não exagerados, já que no final isso poderá acabar por matar o seu entusiasmo pela viagem.
  • Crie um plano. O plano de poupança deve detalhar como vai conseguir atingir os seus objectivos. Isto pode-se conseguir eliminando gastos inúteis (de que vamos falar maia adiante), estabelecendo um plano de gastos rigoroso ou mesmo acrescentando rendimentos extra que ajudem a atingir o seu objectivo.
  • Implementação. Ponha em marcha o seu plano, siga-o e mantenha-o!
  • Monitorize e avalie. À medida que passar o tempo, o seu plano irá variando consoante mudarem os seus hábitos de consumo. Controle os seus progressos todos os meses e examine o orçamento para realizar possíveis ajustes.
Como vê, trata-se de um plano bastante “controlado” e rigoroso, pois é a única maneira de conseguir chegar ao seu objectivo.
De seguida vamos deixar uma planilha em Excel para que possa apontar os gastos e rendimentos que espera ter.
juntar dinheiro

Folha de cálculo / Planilha de poupança

O Excel é uma excelente forma de controlar todos os rendimentos e gastos anuais que espera ter. Assim poderá ter uma ideia aproximada da sua poupança mensal, e que poderá ir ajustando de acordo com o custo da sua viagem.
como juntar dinheiro

Tenha sempre em mente o seu sonho

O primeiro conselho que lhe vamos dar para poupar (para viajar) é que se lembre da razão pela qual o vai fazer e que se lembre disso todos os dias.
Poupar não é fácil, pelo que recomendamos que coloque numa parede uma foto ou um mapa com o percurso da sua grande viagem.
Assim, se tiver dúvidas ou a vontade estiver a faltar, pode simplesmente olhar para a parede e recobrar a sua força de vontade.
férias

Conselhos para reduzir os gastos e juntar dinheiro

De seguida vamos dar uma série de conselhos que podem ser uma boa ajuda para o ajudar a poupar.

Viaje menos (ou para mais próximo)

Mas não era para viajar mais? Sim, mas o objectivo era poupar dinheiro para uma viagem em particular. Lembra-se? Assim, o objectivo principal é conseguir juntar dinheiro para poder viajar, mesmo que isso implique uma viagem mais curta, ou ir para um destino mais próximo ou barato.

Reveja as suas subscrições

Um gasto frequente que temos frequentemente são as subscrições que pagamos mensalmente e das quais já nem nos lembrávamos que existem.
Será que ainda é algo útil ou que usa? Pode ser uma subscrição de um jornal ou revista, de uma organização ou serviços online como a Amazon, Netflix, Spotify ou Youtube.
Verifique a sua conta bancária e analise quais as subscrições que estão a cair-lhe na conta sem você saber, e acabe com as mesmas. Ou então, procure alguém com quem dividir a conta ou para pagar a meias…

Compare o seu tarifário de smartphone, Internet e TV

Sabe quanto está a pagar pelos serviços de Internet, TV e comunicações móveis? Já comparou os preço com outras empresas?  Se ainda não o fez, então é boa altura para rever o que está a pagar.
Considere mudar de operadora ou em reduzir o seu tarifário de telemóvel. Será que tem mesmo necessidade de todos os gigas que tem no seu smartphone?
Por outro lado, se tem TV por cabo e Internet, então a sua factura pode andar quase pelos 100€. É uma boa altura para reavaliar quais são os serviços que realmente necessita e de cortar o que é supérfluo. Desta forma, poderá poupar um montão de dinheiro.

como economizar dinheiroO seu banco cobra-lhe comissões?

Alguns cartões de crédito e de determinadas associações têm seguros de viagem incluídos.
Se o seu banco é daqueles que têm a mania de cobrar comissões por tudo e por nada (manutenção de conta, cartão de crédito/débito, etc.), então pode ser altura de os mandar dar uma volta e abrir uma nova conta num banco que não cobre comissões bancárias.

Gastos desnecessários

Reduza o que puder na sua vida social, ou pelo menos, procure alternativas que sejam gratuitas. Sabe quando dinheiro pode desaparecer nestes gastos no final do mês?
A verdade é que uma rodada de bebidas com os amigos acaba por ser um gasto bem considerável. E a verdade é que os portugueses até estão no clube dos que bebem mais bebidas alcoólicas por ano.

Precisa mesmo?

Quantos de nós fazemos compras todos os dias? São umas calças, uma camisola, uns sapatos, etc. Mas será que precisa realmente disso ou é apenas um capricho?
90% das vezes, a resposta é a segunda opção. Compramos coisas que não necessitamos e que muitas vezes apenas utilizamos uma ou duas vezes. Ou então acabamos por deixar esquecidas essas peças de roupa no armário.
Então vai mesmo trabalhar 8 horas por dia (ou mais) para comprar coisas inúteis? Não compre e poupe esse dinheiro que bem custa a ganhar, e que pode utilizar para viajar.
Vamos fazer uma coisa. Divida o valor do seu salário mensal pelas horas que trabalha por mês. O valor é o que ganha por hora. Agora quando quiser comprar alguma coisa, faça o cálculo de quantas horas precisa de trabalhar para comprar esse artigo. Será que ainda vale a pena?
como poupar dinheiro

Venda o que não usa

Mais do que um conselho para poupar, este é um conselho para conseguir juntar algum dinheiro extra.
Veja as coisas que tem em casa, na garagem (alguma bicicleta, moto ou carro que praticamente não usa) e venda-as nas páginas de artigos em segunda mão (OLX, Facebook, etc.).
Esta é uma forma fantástica de juntar dinheiro com coisas que nem sequer usa.
Obviamente que existem muitas outras formas para poupar dinheiro, bem como outros métodos. Simplesmente, pense no que se aplica a si, e em que outras coisas e áreas da vida pode poupar.
Agora é a sua vez. Que outros métodos utiliza para poupar? Deixe-nos o seu comentário!
LER TAMBÉM  Pensa que a sua vida não tem saída?
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.